Exportações de milho crescem mais de 80% em Paranaguá

Em outubro, movimentação do grão pelo porto paranaense aumentou 136%

por Globo Rural On-line

Ernesto de Souza

Com safra recorde, o Paraná colheu 16 milhões de toneladas de milho este ano (Foto: Ernesto de Souza)

As exportações de milho pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) de janeiro a outubro deste ano somaram quase 3,9 milhões de toneladas, volume 81% superior em comparação com o mesmo período de 2011, quando o Porto de Paranaguá movimentou pouco mais de 2,1 milhões de toneladas do grão.
Em outubro, a exportação de milho pelo porto mais que dobrou em relação ao mesmo mês do ano passado, passando de aproximadamente 415 mil toneladas para mais de 979 mil toneladas em 2012 – aumento de 136% no volume.
A safra recorde do Paraná e a estiagem que quebrou asafra norte-americana foram os principais motivos para o crescimento do movimento do grão no porto.
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), o Paraná colheu 16 milhões de toneladas de milho este ano. Da primeira safra, quase 100% já está comercializado. Da segunda, quase 80%. Segundo a especialista, o Estado ainda tem cerca de seis milhões de toneladas do produto disponíveis para o mercado externo. Portanto, a movimentação de milho deve seguir na mesma intensidade.

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.