EXPOINTER – Trabalhadores de Porto Alegre que vão atuar na Expointer são vacinados

Evento contará com a presença do público e com rigorosos protocolos de saúde para garantir a segurança contra a Covid-19

Cláudio Isaías Trabalhadores de Porto Alegre que vão atuar na Expointer são vacinados no Centro de Saúde IAPI

Trabalhadores de Porto Alegre que vão atuar na Expointer são vacinados no Centro de Saúde IAPI | Foto: Alina Souza

O Centro de Saúde IAPI, na zona Norte de Porto Alegre, começou nesta terça-feira a imunização dos trabalhadores que vão atuar na Expointer 2021 contra a Covid-19. A unidade de saúde vai atender somente quem reside na Capital – um total de 212 pessoas. A imunização do grupo foi tranquila e não houve o registro de filas na unidade de saúde. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda prevê imunizar 1.226 trabalhadores em todo o Estado.

Para receber a vacina contra o coronavírus, o trabalhador deverá entregar a declaração de trabalhador presencial e permanente Expointer 2021, de acordo com a Estratégia de Prevenção, Controle e Monitoramento da Covid-19 do evento. A feira será realizada de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O uso de máscaras será obrigatório para entrar no parque. Neste ano, o evento contará com a presença do público, limitado a 15 mil visitantes por dia, e com rigorosos protocolos de saúde para garantir a segurança de visitantes e trabalhadores.

Para possibilitar a participação do público, a organização da feira contou com estudos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da SES, que definiu protocolos sanitários específicos para diversos setores da Expointer. O cuidado começa na bilheteria, que será on-line para evitar contato e aglomerações com filas. Os ingressos serão vendidos pela internet, antecipadamente, mediante o preenchimento de um formulário elaborado pelo Cevs.

No momento da compra do bilhete, a pessoa vai responder um questionário informando o seu estado de saúde e se comprometendo a cumprir os protocolos sanitários. Os portões de acesso ao parque ficarão abertos das 8h às 19h30min.

Dentro do parque, haverá pontos com álcool em gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos. Além disso, 150 monitores treinados pela Secretaria Estadual da Saúde farão abordagens educativas sobre a prevenção contra a Covid-19, orientarão sobre uso da máscara e ajudarão a verificar o cumprimento das regras sanitárias.

Não será obrigatório estar vacinado contra o coronavírus para participar do evento. No entanto, projeções do governo do Estado indicam que todos os adultos terão recebido pelo menos a primeira dose da vacina até a semana da feira. Os visitantes também não precisarão apresentar teste negativo para a Covid-19.

Por outro lado, o público interno (expositores, promotores e trabalhadores em geral), que estará presente durante os nove dias de Expointer, deverá providenciar o exame e apresentar o resultado negativo ou não detectável para Covid, no primeiro dia de acesso ao parque.

Estarão proibidas as seguintes atividades dentro do parque: eventos como happy hour, coquetéis, entre outros; oferta de produtos para degustação; excursões; parque de diversões; qualquer tipo de shows, atividades promocionais ou ações que possam gerar aglomeração de pessoas; música alta que prejudique a comunicação entre clientes; danças, bailes e a permanência de pessoas em pé em ambientes fechados.

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, informou que a Expointer vai oportunizar um ambiente seguro e controlado para que produtores rurais, empresas e visitantes transmitam à sociedade a importância do agro gaúcho e do cuidado com a vida das pessoas.

“Mesmo durante a pandemia, nosso agronegócio se fortaleceu e atendeu as necessidades de alimentação da população rural e urbana. Com alimentos de qualidade, também promovemos saúde”, comentou.

Haverá ainda a verificação de temperatura para ingressar no Parque de Exposições Assis Brasil.

Fonte : Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *