Expodireto tem portas abertas para a tecnologia

Em seu primeiro dia, feira recebe ministros e já mostra conexão com a inovação

  • Milhares de pessoas vão circular no parque, em Não-Me-Toque, nesta semana
  • Milhares de pessoas vão circular no parque, em Não-Me-Toque, nesta semana | Foto: Expodireto / Divulgação / CP

    A 21ª Expodireto Cotrijal abre seus portões hoje para exibir a tecnologia de ponta que o agronegócio adota cada dia mais, proporcionar troca de conhecimento entre pesquisadores, técnicos e visitantes, e gerar um ambiente propício aos negócios. O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, acredita que os números finais serão bons, a exemplo dos que tiveram as edições mais recentes. Em 2019, a exposição recebeu 268 mil habitantes e movimentou R$ 2,4 bilhões. O número de expositores já avançou neste ano, chegando a 573, com um acréscimo de 39 sobre o ano passado. A estrutura da feira ficou pronta ontem, com a inauguração de reformas do trecho que liga Carazinho a Não-Me-Toque e ao Parque da Expodireto, na RS 142, e com os trabalhos de finalização dos jardins e limpeza do parque.

    A cerimônia de abertura, às 9h, deve contar com a presença dos ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni, representando o presidente Jair Bolsonaro, e da Agricultura, Tereza Cristina. Há expectativa de anúncios e pedidos sendo preparados para as autoridades federais. Entidades ligadas ao agronegócio esperam medidas de ajuda aos atingidos pela estiagem. Fabricantes de máquinas agrícolas querem redução dos juros para os financiamentos do programa Moderfrota.

    A grande novidade deste ano na feira de Não-Me-Toque é a Arena Agrodigital, espaço de 1,7 mil metros quadrados localizado no antigo Recanto Temático, que contará com 26 expositores (empresas e startups) voltados à inovação e quatro palcos para palestras.

    Mânica qualifica o espaço como “inovador” e diz que ele se tornará um “novo marco para a Expodireto”. Também ressalta que a feira está “em sintonia com esse novo agro, cada vez mais conectado com as tecnologias e soluções digitais, e com as demandas do produtor”.

    Homenagens

    O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, será o 21º homenageado na Calçada da Fama da Expodireto, neste ano. O local foi inaugurado em 2019, com 20 placas de bronze, correspondentes às duas primeiras décadas do evento. Já o troféu Semente de Ouro, outorgado pela Prefeitura de Não-Me-Toque, Câmara de Vereadores e Cotrijal, será entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo.

    Por Correio do Povo

    Fonte : Correio do Povo

    Compartilhe!