EXPEDIÇÃO SAFRA 2015/16 – Sondagem monitora plantio descompassado

Viagem de abertura vai mostrar situação das lavouras de Mato Grosso, em região afetada pelo atraso das chuvas

A Expedição Safra do Agronegócio Gazeta do Povo vai a campo nesta semana para monitorar o plantio da safra de grãos 2015/16, num momento em que a agricultura brasileira registra descompasso entre o ritmo dos trabalhos da metade Norte e da metade Sul do país.

Os trabalhos de campo vão começar pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, nas próximas duas semanas. A equipe do projeto irá verificar o plantio nos três esatdos, que está na reta final, e, principalmente a situação das lavouras, que traz preocupação aos produtores. No início da semeadura, as chuvas foram irregulares e algumas regiões contabilizando problemas com a falta de umidade.

Jonathan Campos/Gazeta do PovoEquipe do projeto começa essa semana a percorrer as principais regiões produtoras de grãos.

Em Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, existe a possibilidade de replantio de algumas áreas, onde as sementes não germinam adequadamente. Isso elevaria o custo de produção, em época de baixa nas cotações das commodities agrícolas.

Por outro lado, o Rio Grande do Sul sofre com o problema do excesso de chuva. O trabalho de plantio está bastante atrasado, pois muitas áreas estão alagadas. No Paraná, a situação inicial é de regularidade, com a semeadura chegando ao final sem tropeços. Tanto que a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) projeta uma safra recorde de oleaginosa, acima das 18 milhões de toneladas.

Na sua 10.ª edição, A Expedição Safra irá percorrer 16 estados brasileiros, além da Argentina, Paraguai e Uruguai. Um equipe já esteve nos Estados Unidos percorrendo o Corn Belt no início do mês. Acompanhe as viagens pelo site www.agrogp.com.br.

Fonte : Gazeta do Povo