EUA projetam Brasil líder em soja, mas previsão é duvidosa

Fonte: Valor | Por Fernando Lopes, Fabiana Batista e Tarso Veloso | De São Paulo e Brasília

ASSUNTOSRELACIONADOS
USDA põe Brasil no topo da exportação de soja

Estimativas divulgadas ontem pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sinalizam que o Brasil vai superar os EUA e se tornar, pela primeira vez, o maior país exportador de soja em grão do mundo nesta safra 2011/12. Conforme o ministério americano, os embarques brasileiros serão de 38 milhões de toneladas, 27% mais que em 2010/11. Para os EUA, a projeção é de 36,06 milhões de toneladas, redução de 12%.

Positiva para os produtores e exportadores do Brasil, a nova projeção do USDA não encontra suporte em nenhuma estimativa nacional, oficial ou privada. Em relatório sobre a produção de grãos no país em 2011/12, também divulgado ontem, a Conab calcula os embarques brasileiros de soja em grão em 32,85 milhões de toneladas. A Abiove, que representa indústrias, prevê 33 milhões.

Na outra ponta da tabela, o USDA manteve o Brasil como maior importador de trigo em 2011/12, com volume previsto em 7 milhões de toneladas. Diferentemente da soja, que está sendo plantada, a produção nacional de trigo está sendo colhida. Para escoar a safra, de qualidade discutível, a Conab terá de colaborar com subsídios. Já há R$ 150 milhões reservados para isso, como parte de uma política que absorveu mais de R$ 2 bilhões desde 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *