Etanol volta a aumentar nos postos de boa parte do país

Os preços do etanol hidratado (usado diretamente no tanque dos veículos) subiram nos postos de combustíveis da maior parte do país na semana passado, dando sequência à elevação que vem ocorrendo há mais de um mês.

Conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre os dias 4 e 10 de dezembro o etanol subiu em relação à semana anterior em 16 Estados e no Distrito Federal; em nove Estados houve queda, e em um, estabilidade.

O biocombustível só não perdeu mais competitividade em relação à gasolina na semana passada porque os preços do combustível fóssil registraram alta nos postos de 22 unidades federativas e queda apenas em cinco.

Embora o etanol não esteja abaixo de 70% do valor da gasolina em nenhum Estado, a desvantagem competitiva do biocombustível diminuiu em 12 Estados e permaneceu estável em outros 13.

Em alguns Estados, o preço da gasolina subiu mais que o do etanol. Foi o caso de São Paulo, onde o preço médio subiu 0,49%, para R$ 2,687 o litro, enquanto a gasolina subiu 1,37%, para R$ 3,54 o litro.

Porém, o etanol subiu tanto nos períodos em que a Petrobras reduziu o preço da gasolina nas refinarias como na semana passada, quando o preço foi elevado. As usinas tem antecipado o fim da moagem da atual safra de cana, que foi menos alcooleira que a anterior.

  • Por Camila Souza Ramos | De São Paulo
  • Fonte : Valor

Compartilhe!