Especialistas dizem que a utilização dos nematoides pode ajudar no combate de pragas como a helicoverpa

Resultados dos estudos do controle da helicoverpa com nematoides devem ser publicados em um prazo de até dois anos

Kasuya

Foto: Kasuya / Adapar PR

No Brasil, as pesquisas com essa praga teve início há cerca de dez anos

Nesta quinta, dia 22, no encerramento do 31º Congresso Brasileiro de Nematologia, realizado em Cuiabá, especialistas anunciaram uma novidade que deve ajudar os produtores a médio prazo. A utilização dos nematoides no combate de outras pragas, como a helicoverpa armigera.

Estados Unidos e Europa já utilizam a técnica de controle integrado de pragas com os nematoides há 30 anos. No Brasil, as pesquisas com essa praga teve início há cerca de dez anos.

O pesquisador alemão Ralf Ehlers, diz que o controle é possível porque a helicoverpa tem uma fase de 15 dias no solo, e é onde entram em ação os nematoides entomopatogênicos, os que têm capacidade de matar insetos.

Segundo o pesquisador Instituto Biológico, Luiz Leite, tudo demanda tempo. Para o Instituto, os resultados dos estudos do controle da helicoverpa com nematoides devem ser publicados em um prazo de até dois anos.

A boa notícia é que já há produção comercial desses nematoides em Indaiatuba, interior de São Paulo. Esse vermes tem vida útil curta, precisam de ambiente refrigerado, entre 15 e 20 graus, e por essas características, a distribuição e o uso nas lavouras devem ser rápidos, num prazo de 30 a 60 dias após a compra.

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *