Espaço Jurídico – Gustavo Juchem toma posse na Satergs

O advogado Gustavo Juchem tomou posse, na última semana, para mais um mandato à frente da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Satergs). Ele permanece à frente da entidade até 2015.

Entre as suas prioridades, ele cita promover debates visando ‘contribuir com a necessária modernização da legislação trabalhista’, acompanhamento do projeto de lei que estabelece honorários de sucumbência na Justiça do Trabalho, realização de cursos de capacitação para a advocacia trabalhista patronal e publicação de um livro com artigos dos associados. ‘Além disso, vamos realizar o 2 Congresso de Advogados de Empresas do Rio Grande do Sul, em maio’, afirma o presidente.

Com relação à legislação trabalhista, Juchem defende que as peculiaridades de cada relação sejam respeitadas. ‘O mais importante seria dar mais espaço e segurança à negociação coletiva, porque através dela podemos adequar as situações às necessidades das partes’, argumentou. Hoje, segundo ele, a lei e a Constituição regulam praticamente tudo, e muitas vezes empresas e sindicatos deparam-se com a insegurança jurídica na hora de negociar.

Criada há 25 anos, a Satergs congrega atualmente cerca de 200 associados, entre pessoas físicas e escritórios. A entidade conta com a particularidade de ser a única, no Brasil, a reunir advogados trabalhistas patronais. ‘Com isso podemos usar nossa voz para externar nossos pontos de vista’, explica Juchem. Uma das preocupações, conforme ele, é que legisladores e o Judiciário, ao tomarem decisões, levem em conta também as questões práticas e os efeitos econômicos de cada decisão.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *