Enxame de drones pulverizadores está em teste em lavouras do RS

Resultado de uma parceria entre empresa gaúcha e israelense, tecnologia otimiza a aplicação de defensivos agrícolas por meio de aplicações simultâneas

SkyDrones / Divulgação

Para evitar colisões na hora da aplicação dos produtos, o sistema permite o cálculo e a especificação da área sobrevoadaSkyDrones / Divulgação

Uma nova tecnologia que permite voos coletivos de drones pulverizadores está em fase de teste em lavouras do Rio Grande do Sul. Resultado de uma parceria entre a empresa gaúcha SkyDrones e a israelense SkyX, o sistema automático de swarming (em inglês voo em enxames) otimiza a aplicação de defensivos agrícolas por meio de vários equipamentos ao mesmo tempo — dentro do limite de 25 quilos cada, previsto na legislação brasileira para veículos aéreos não-tripulados (vants).

— Nós entramos com a tecnologia do pelicano (drone lançado pela empresa em 2016) e eles com o sistema (de voo coletivo) — afirma Ulf Bogdawa, presidente da SkyDrones.

Para evitar colisões, o sistema permite o cálculo e a especificação da área sobrevoada. O ideal é que os enxames sejam de até quatro vants, explica Bogdawa. Cada drone têm capacidade de voo de 15 minutos, o suficiente para pulverizar um hectare.   

— O drone está sendo preparado para ser usado em massa e para tirar o homem do contato direto com o produto — afirma Bogdawa.

O sistema entrega ao produtor um relatório da quantidade e da localidade na qual o produto foi aplicado. Esses dados, acrescenta, devem auxiliar o Ministério da Agricultura no controle de áreas com uso de agrotóxicos.

A apresentação da tecnologia será feita durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, na próxima semana, em Sertãozinho (SP). No mercado agrícola brasileiro, a tecnologia deve chegar até o fim do ano.

Além disso, os vants já estão mirando voos para outros países. Em setembro, empresas americanas farão visita ao Brasil para conhecer a tecnologia e, possivelmente, implementarem em suas lavouras. 

Colaborou Leticia Szczesny

Fonte: Zero Hora

25/07/2019 – 18h15minAtualizada em 25/07/2019 – 18h15min

  • Compartilhe!