Entidades apresentam propostas para o trigo na Câmara dos Deputados

Fonte: Globo Rural

Objetivo é dar sugestões de ações e políticas públicas para a safra 2012/2013 do cereal no país

por Globo Rural On-line

Editora Globo

Um grupo de entidades apresenta nesta terça-feira (29/11) em audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, um conjunto de proposições de ações e políticas públicas para a safra de trigo 2012/2013.

A produção do cereal no Brasil está presente em 34 mil propriedades, sendo quase 70% de base familiar. O cultivo está concentrado na Região Sul (90%), mas o segmento agroindustrial movimenta 1,1 milhão de empregos, principalmente no Sudeste e no Nordeste, onde está a maioria das panificadoras, indústrias de massas e biscoitos.
“Observando a oferta e a demanda de trigo no Brasil fica evidente que é possível ampliar a produção brasileira e reduzir a dependência externa, com qualidade equivalente ao produto importado. Mas, para isso, o produtor precisa de uma política governamental definida e durável para essa cultura, com expectativa de liquidez na próxima safra”, afirma o chefe-geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto.
O documento “Propostas de políticas para a triticultura brasileira – safra 2012/2013”, conta com 29 proposições, divididas em nove grandes temas: (1) Preço mínimo de garantia e instrumentos de comercialização; (2) Qualidade e padrão oficial de classificação do trigo; (3) Salvaguardas a importações de trigo; (4) Vigilância sanitária e meio ambiente; (5) Legislação de cabotagem; (6) Recursos e juros para custeio; (7) Seguro de produção; (8) Tributação do trigo e de derivados; e (9) Apoio às atividades de suporte à produção do trigo. Propostas direcionadas às culturas de aveia, cevada e triticale também são encaminhadas nesse documento.
A audiência será às 10h, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O encontro é resultado de requerimento do deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR), com as proposições organizadas pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa
Catarina (Fecoagro). A Embrapa Trigo fará uma exposição sobre o panorama e importância da cultura do trigo no Brasil, além de atuar como articuladora entre o segmento produtivo e o poder legislativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *