Energia renovável gera negócios em Porto Alegre

De hoje a sexta-feira, acontece na Capital a Renex South America

FREDY VIEIRA/JC

Evento incentiva o segmento, diz Bäumle

Evento incentiva o segmento, diz Bäumle

Uma prova de como o mercado de energia a partir de fontes como a eólica, fotovoltaica, solar térmica, biocombustíveis, biogás, biomassa (matéria orgânica) e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) está aquecido começa a ser dada hoje em Porto Alegre. Entre esta quarta e sexta-feira, será realizada no Centro de Eventos da Fiergs a Renex South America, feira de energias de renováveis.
É a primeira vez que o encontro, que ocorre tradicionalmente dentro do âmbito da feira de Hannover, acontece no Brasil. De acordo com o diretor da Hannover Fairs Sulamérica (promotora do evento), Constantino Bäumle, além de promover novos negócios no segmento, a meta é incentivar o desenvolvimento de fornecedores para a cadeia, em particular no Rio Grande do Sul e na área de energia eólica.
Serão 46 companhias expositoras e patrocinadoras, assim como 67 empresas nas rodadas de negócios, totalizando a participação de oito países (Brasil, Espanha, Inglaterra, Uruguai, Alemanha, Estados Unidos, Suíça e Itália). Na área de exposição da feira já estão confirmados nomes de grupos internacionais como: Goracon Windpower Access Systems, empresa norte-americana de energia eólica; DLG — Associação de Agricultura da Alemanha; e Associação Alemã de Energia Eólica (BWE), com estande coletivo internacional. Entre os empreendedores gaúchos da Renex estarão a Ecossis (de Porto Alegre), que virá à feira para desenvolver parcerias com fornecedores e clientes para fortalecer o seu posicionamento no setor energético; a Enerbio (Porto Alegre), que tem como meta a criação de negócios, gestão ambiental e operacional de empreendimentos de energia renovável; e a Enerpro (Lajeado), que oferece soluções em projetos de geração e eficiência energética.
Bäumle adianta que serão apresentados no evento equipamentos como turbinas e pás eólicas, entre outros. Como se trata de um acontecimento inédito, o dirigente prefere não estimar um volume de negócios. Para o executivo, as energias renováveis apresentam várias possibilidades de aproveitamento comercial. “Por exemplo, uma placa de energia solar pode aquecer, dentro de uma empresa, todo o sistema de água”, comenta.
Além de negócios, irá transcorrer em paralelo à feira o Congresso Renex South America. Esse evento contará com palestras e apresentações de integrantes do governo, investidores, associações e especialistas do setor de energias renováveis. A perspectiva com os encontros é tão otimista que Bäumle revela que a próxima edição já está marcada para novembro de 2014. Ainda no segmento renovável, a Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre realiza hoje seminário sobre energia fotovoltaica, no Hotel Sheraton, às 9h.

Fonte: Jornal do Comércio | Nestor Tipa Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *