EMPRESAS E NEGÓCIOS – Solução financeira promete facilitar aquisição de insumos pelo produtor rural

Fabricante, fintech e consultoria se uniram em solução que agiliza antecipação de recursos para distribuidoras terem mais crédito a fornecer para seus clientes finais

A agfintech TerraMagna e a consultoria Markestrat fecharam uma parceria com a empresa FMC para colocar no mercado uma solução financeira para distribuidoras de insumos, com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito para compra de insumos por parte do produtor rural. De início, serão colocados R$ 100 milhões para a operação que, de acordo com os responsáveis, chega em um contexto de maior aproximação entre o mercado de capitais e o agronegócio no Brasil.

economia_negocios_dinheiro_real (Foto: Agência Brasil)

Através da antecipação de direitos creditórios lastreados em títulos, distribuidoras de insúmos podem conseguir capital de investidores e elevar sua capacidade de financiamento para o produtor rural adquirir o necessário para a produção (Foto: Agência Brasil)

Em comunicado conjunto, as empresas informam que o negócio será baseado em análise tecnológica de condições como capacidade produtiva e riscos de crédito, agronômicos e climáticos. E, através de satélites, inteligência artificial e dados, o sistema vai promover o que chamam de “conexão de direitos creditórios” do distribuidor de insumos com seus investidores.

Com isso, o valor dos títulos nos quais esses direitos estarão referenciados podem ser antecipados pelo distribuidor de insumos, o que, de acordo com os responsáveis pela solução, tende a aumentar a sua capacidade de financiar seu cliente. A vantagem, segundo os parceiros, é dar ao produtor rural uma opção de financiamento mais simples e ágil que as estruturadas atualmente no mercado.

“Os distribuidores de insumos têm acesso limitado ao crédito de indústrias no nosso agro. Com uma operação inovadora como essa, poderão fornecer mais insumos aos produtores que, por sua vez, contarão com valores mais atrativos para aquisição desses produtos”, afirma Bernardo Fabiani, CEO da TerraMagna, na nota.

O projeto fará parte de um programa de relacionamento com clientes mantido pela FMC. “Acreditamos que a construção de parcerias desse tipo é fundamental para fazer com que toda a cadeia cresça e se desenvolva junto”, dia Daniela Tavares, diretora de Marketing. “Estamos criando ferramentas para estarmos juntos com os produtores lá na ponta, entendendo e atendendo suas necessidades”, acrescenta.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *