EMPRESAS E NEGÓCIOS – New Holland lança “colheitômetro” para exibir números do agro ao público urbano

Primeiro painel da fabricante de máquinas agrícolas foi instalado em frente à unidade da marca em Curitiba (PR) nesta quarta-feira, dia do agricultor, e traz volume e valor da produção em tempo real

CASSIANO RIBEIRO

colheitometro-newholland-curitiba (Foto: Divulgação/New Holland Agriculture)

A quase 10 metros de altura, painel pode ser visto por motoristas que passam em frente à fábrica da empresa, na beira da BR-376, em Curitiba (PR) (Foto: Divulgação/New Holland Agriculture)

Depois de levar máquinas agrícolas para camisas de jogadores de futebol, a New Holland anuncia outra ação de comunicação para se aproximar do público urbano. A partir desta quarta-feira (28/7), dia do agricultor, os motoristas que passarem em frente à fábrica da empresa, em Curitiba, poderão conferir um painel eletrônico com quase 10 metros de altura (precisamente, 9,98 metros) e 5 metros de comprimento, que vai exibir, em tempo real, o andamento da colheita de grãos e o valor estimado da produção colhida no país. Batizado de colheitômetro, o painel foi inspirado no impostômetro, lançado por Associações Comerciais e aderido por diversas cidades brasileiras.

Por trás da iniciativa há uma tecnologia, que cruza dados oficiais de produção e mercado, estimando volume e valor da colheita a cada atualização das fontes. Por enquanto, o painel divulgará dados relacionados às safras de soja, milho, trigo, cana-de-açúcar e arroz, e numa segunda fase, somará os valores de outras culturas, diz Gustavo Taniguchi, diretor de marketing da New Holland para a América do Sul.

O objetivo da empresa, segundo o executivo da empresa, é valorizar e dar visibilidade aos números do setor, de maneira que a sociedade entenda a importância do agronegócio para a economia. “Esses números precisam ser vistos, celebrados por todo o mundo. A gente sempre vê quanto a indústria dos automóveis gera ao país, quanto representa do PIB (Produto Interno Bruno). O mesmo acontece com o setor de shoppings, por exemplo. E os números do agro as pessoas escutam somente de vez em quando no jornal”, diz.

Outra motivação da empresa para campanhas de valorização do setor e de maior comunicação com a sociedade é o grande número de fake news ou informações conflituosas sobre o campo que circulam atualmente, sobretudo no ambiente virtual. “Para combater uma inverdade é preciso falar 200 verdades. A gente vai trazer mais coisas boas. O Brasil precisa ter orgulho de falar que é o maior produtor agrícola do mundo”, afirma Taniguchi.

O executivo diz ainda que a tecnologia e algoritmo desenvolvidos pela empresa estão disponíveis e serão cedidos a parceiros que tiverem interesse em divulgar os dados do colheitômetro ou instalar um painel físico. “Queremos inspirar outras marcas a fazer esse movimento também. Estamos estudando como fazer isso. A operação de instalação não é complexa. Cada cidade tem suas regras e legislações, mas isso nós já conseguimos superar. A tecnologia e o algoritmo estão prontos”, destaca. O colheitômetro também está disponível em um site, que traz as mesmas informações do painel físico.

Fonte : Globo Rural

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