Empresa gaúcha reduz desperdício de matéria-prima e economiza R$ 2 milhões em um ano

Companhia conseguiu diminuir em 8,6% sobras de insumo usado na linha de produção

04/04/2021 – 12h05minAtualizada em 04/04/2021 – 12h05min

Fernando Soares

FERNANDO SOARES

Divulgação / Kepler Weber
Fabricação de silos é uma das principais atividades da Kepler WeberDivulgação / Kepler Weber

O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

Em um cenário de escassez de matérias-primas e aumento de preços, algumas indústrias reforçam medidas voltadas à otimização dos insumos. A Kepler Weber, empresa gaúcha que fabrica soluções de armazenagem de grãos e movimentação de granéis, conseguiu reduzir em 8,6% o desperdício de aço em 2020. Isso gerou uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões no período.

O gerente industrial e de inovação da Kepler Weber, Fabiano Schneider, explica que o aço é a principal matéria-prima usada nas duas fábricas da empresa e responde por 50% dos custos de produção. Para aumentar a eficiência do uso do insumo, a companhia criou um comitê envolvendo os trabalhadores nas unidades de Campo Grande (MS) e Panambi (RS). Funcionários puderam sugerir mudanças e a companhia identificou pontos de desperdício.

– Nós percebemos, a partir da sinalização dos colaboradores, que era possível aproveitar melhor cada chapa de aço se mudássemos o desenho dos cortes de um dos itens usados na construção de silos, por exemplo. Isso permitiu ampliar a produção de peças de seis para 29 com uma única chapa – compara Schneider.

O programa de redução de sucatas da empresa fez com que mais de 500 toneladas de aço deixassem de ser descartadas nas fábricas, trazendo impactos positivos também para o meio ambiente.

Em 2020, o volume de aço utilizado na indústria chegou a 5,2 mil toneladas, mesmo patamar de 2019. Ao mesmo tempo, a produtividade cresceu 12% no ano passado.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *