Empresa convoca assembleia para votar indicação de Abilio

O conselho de administração da BRF publicou ontem edital de convocação da assembleia geral da empresa, no dia 9 de abril, que vai deliberar sobre a indicação do empresário Abilio Diniz para a presidência do conselho da empresa de alimentos. Abilio compõe a chapa única – votada em reunião de acionistas, em fevereiro – e seu nome teve o apoio dos fundos Previ e Tarpon, acionistas da companhia.

Na reunião dos controladores, foram dois votos contrários ao nome de Abilio: o da Petros, por meio do seu representante no conselho, Luís Carlos Afonso, e do membro independente, Décio da Silva. Nota da Petros divulgada na época menciona que um eventual conflito de interesses envolvendo a empresa deveria ser uma questão melhor "compreendida". Sócio de Abilio, o Casino sustenta que a presença dele na presidência do conselho de BRF e do Pão de Açúcar configura conflito de interesses, algo que Abilio nega.

O Valor apurou que a Petros ainda mantém hoje uma posição contrária à indicação de Abilio. Há informações no mercado de que a Petros teria avaliado a hipótese de pedir a eleição do novo conselho por voto múltiplo – nesse caso, em vez de votar em chapas, cada candidato a conselheiro receberia votos individualmente. A Petros poderia indicar um nome na assembleia para a presidência do conselho.

Hoje a BRF informou, na pauta de votação da assembleia, que o percentual mínimo de participação no capital votante para a adoção do sistema de voto múltiplo será de 5%. A Petros tem 12,9% das ações ordinárias, a Previ, 12,2% e a Tarpon, 8%. Mas essa taxa da Petros já teria aumentado nos últimos dias, pois o fundo estaria adquirindo mais papéis desde fevereiro.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/3033186/empresa-convoca-assembleia-para-votar-indicacao-de-abilio#ixzz2MleGAHn6

Fonte: Valor | Por Adriana Mattos | De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *