Embrapa lança edital para comercialização de xaxim agroecólogico

A nova planta foi desenvolvida com tecnologia sustentável e não utiliza a espécie tradicional, cuja extração está proibida por lei

por Globo Rural On-line

Nátia Élen Auras/Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibilizou um edital para selecionar empresas interessadas em produzir e comercializar o xaxim agroecológico.
A planta foi desenvolvida por meio de enraizamento vegetal e já está protegida por pedido de patente depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A tecnologia da Embrapa tem diferenciais que complementam o conjunto de opções oferecidas aos consumidores. Um deles é o processo de produção basicamente agrícola, que pouco depende de equipamentos industriais.
Agora, os consumidores de vasos de xaxim poderão cultivar as plantas com uma tecnologia sustentável. O novo produto foi bem aceito pelo mercado, pois o xaxim tradicional vem do tronco da planta Dicksonia selowiana, espécie em extinção e cuja extração está proibida por lei.
O edital para as empresas que tiverem interesse em produzir o novo xaxim está disponível nos sites http://www.cnpab.embrapa.br/licitacoes/licitacoes_editais.html e http://snt.sede.embrapa.br/licitacao/. As empresas interessadas devem atender aos requisitos e têm até o dia 2 de março para enviar a documentação necessária.

Fonte:  Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.