Embrapa inaugura serviço de acesso a mapas e imagens de satélite

BRASÍLIA – A Embrapa lançará amanhã o Sistema de Observação e Monitoramento no Brasil (SomaBrasil), com o

intuito de fornecer bases de dados geoespaciais de diferentes fontes por meio da internet e cruzar as informações em mapas ou imagens de satélites.

A principal função da ferramenta é agrupar diferentes fontes de informação para que elas sejam acessadas de maneira individual. “Poderemos ver, por exemplo, quais municípios plantaram mais de 5 mil hectares de soja em 2011 e que tenham mais de 50% do território com cobertura vegetal nativa. Para isso será acessado o banco de dados do Ministério do Meio Ambiente com o Ibama”, disse o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella.

O monitoramento permitirá acompanhar as reais condições de solo, das pastagens, do desenvolvimento de culturas em todo o país. Assim, será dado o suporte à elaboração de políticas públicas mais focadas em áreas distintas e a importantes tomadas de decisões do governo, como o Plano Safra e linhas de crédito específicas para determinadas regiões ou atividades.

O sistema começou a ser desenvolvido há mais de um ano por meio de uma parceria da Embrapa Monitoramento por Satélite com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR) e foi construído e roda numa plataforma de software livre. Por enquanto, serão concentradas mais de 10 bases de dados, dentre elas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Istituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ibama, consultorias privadas, Embrapa, SAE-PR, dentre outros. A ideia é que outras funcionalidades específicas sejam desenvolvidas e outros dados inseridos em um processo de atualização constante do sistema.

A versão que vai ao ar na quarta-feira  terá acesso por meio de um site onde é possível construir os mapas utilizando a internet. Enquanto isso, está em fase de teste  uma versão para tablets.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2885148/embrapa-inaugura-servico-de-acesso-mapas-e-imagens-de-satelite#ixzz2An5XVahL

Fonte: Valor | Por Tarso Veloso | Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.