Embrapa cria tecnologia para detectar adulteração de alimentos por meio de ressonância magnética

Pesquisador espera que aparelho esteja disponível em até dois anos para o consumidor

Cynthia Vanzella

Foto: Cynthia Vanzella / Agencia RBS

Tecnologia de ressonância magnética já possibilita identificar a quantidade de açúcar em uma fruta

A tecnologia de ressonância magnética que permite o diagnóstico de diversos tipos de traumas e doenças também já possibilita identificar a quantidade de açúcar em uma fruta ou se um alimento, como o leite, foi adulterado. A partir da inovação, o consumidor poderá saber se uma fruta está doce ou azeda sem precisar experimentar o produto antes de levar para casa.

O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Instrumentação, em São Carlos, e permite analisar de forma rápida e sem destruir ou estragar os alimentos e até mesmo identificar se sucos de frutas, leite e azeite estão adulterados. De acordo com o criador do aparelho, o bioquímico Luiz Alberto Colnago, a ressonância magnética nuclear pode ser usada em supermercados para garantir a qualidade do produto ao consumidor.

– Se a gente for a um supermercado, frutas, nozes, queijos, qualquer material desses pode ser analisado. E também aqueles alimentos embalados em plástico ou vidro – afirma Colnago.

O aparelho funciona medindo a composição química de um alimento. O equipamento também pode ser ajustado para avaliar o teor de álcool no vinho ou o de gordura em sementes de amendoim ou carnes e embutidos.

A limitação da tecnologia são os pacotes metálicos, latas e embalagens tetra pak, que impedem a leitura do conteúdo do alimento. A análise dos alimentos é feita de forma contínua, em um equipamento semelhante a uma esteira, o que possibilita certificar a qualidade de uma grande quantidade de produtos ao mesmo tempo.
Uma empresa argentina, parceira da Embrapa, patenteou parte da invenção do equipamento. De acordo com o pesquisador, em até dois anos a tecnologia pode estar disponível diretamente ao consumidor e, assim, evitar que produtos falsificados ou sem qualidade sejam comercializados.

AGÊNCIA BRASIL

Fonte: Ruralbr

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