Embrapa Cerrados pretende determinar diferentes índices de qualidade do solo

Fonte:  Globo Rural

Pesquisadores trabalham na elaboração de novos indicadores que levam em consideração aspectos microbiológicos para revelar a saúde da terra

por Janice Kiss

 Shutterstock

É natural acreditar que bons índices de produtividadeestejam associados à terra de boa qualidade. No entanto, um estudo da Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), quer comprovar que a constatação não é de todo verdadeira. Para a pesquisadora Ieda Mendes, a degradação do solo é um processo lento e ela pode ser mascarada pelo uso intensivo de adubos e pesticidas nas plantações. Não existe ainda no Brasil o consenso sobre um conjunto de características que defina a qualidade do solo. Sabe-se que ele deve ser capaz de produzir e exercer serviços ambientais importantes, como a fixação de nutrientes, controle biológico de pragas e doenças, seqüestro de carbono (CO2), etc.
Por esta razão, a Embrapa Cerrados pretende definir parâmetros mínimos que indiquem a saúde da terra. A vantagem de ter estes indicadores pode auxiliar os agricultores na utilização de técnicas de manejo que não causem a degradação do solo e incentivar a adoção de sistemas agrícolas mais conservacionistas, como a integração de lavoura, pecuária e floresta. Atualmente, os produtores contam apenas com indicadores químicos e físicos para a avaliação do solo, geralmente, feita por meio de análise em laboratório. A pesquisadora espera que no futuro sejam avaliados os aspectos biológicos que interferem na formação da matéria orgânica dele.
O estudo da Embrapa Cerrados, iniciado em 2004, está agora em sua segunda fase. Nesta etapa os pesquisadores pretendem traçar parâmetros microbiológicos para avaliar estratégias de manejo e redução do uso de fertilizantes e pesticidas. Segundo a pesquisadora Ieda Mendes, o solo de boa qualidade resulta naturalmente em bom aspecto físico. Ele não será compactado, terá mais condições de armazenar água e resistir à erosão. Ajuda, ainda, a manter a vazão dos cursos d´água, especialmente nos períodos secos, e produz o escoamento superficial na época das chuvas evitando inundações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *