Embarque de suco cresce 20% entre janeiro e abril

Com o forte aumento do mês passado, as exportações brasileiras de suco de laranja encerraram o quarto trimestre deste ano com um incremento de 20% em relação a igual intervalo de 2012, conforme dados da Secex compilados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).

Segundo a entidade, os embarques alcançaram 98.082 toneladas em abril, 173% mais do que no mesmo mês do ano passado, e somaram 428.229 toneladas nos primeiros quatro meses do ano. Os cálculos levam em conta as vendas de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ, na sigla em inglês) e de suco integral pronto para beber (NFC), não concentrado. Para facilitar as comparações, o volume de NFC é convertido ao equivalente em FCOJ.

Segundo a CitrusBR, que reúne as empresas Cutrale, Citrosuco /Citrovita e Louis Dreyfus Commodities, os saltos, sobretudo o de abril, não significam que os tempos de demanda internacional retraída acabaram. "Esse tipo de aumento em um único mês pode ser resultado da coincidência de carregamentos de suco em um período curto e não significa necessariamente que houve um aumento nas exportações de maneira geral. Será preciso acompanhar o resultado nos próximos dois meses para ver quanto desse acréscimo será preservado", disse a entidade.

Principal mercado para as exportações brasileiras de suco de laranja, a União Europeia absorveu 267.384 toneladas no período, 10,5% mais que entre janeiro e abril de 2012.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3129818/embarque-de-suco-cresce-20-entre-janeiro-e-abril#ixzz2Tpwo6DR7

Fonte: Valor | Por Fernando Lopes | De São Paulo

Compartilhe!