Embarque de café ‘patina’ em julho

Depois de registrar quedas consecutivas nos últimos meses, as exportações brasileiras de café (grão verde e industrializado) voltaram a crescer em julho, mas pouco – 0,7% em relação ao mesmo mês de 2011, para 2,077 milhões de sacas de 60 quilos, de acordo com dados da Secex compilados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Apesar da ligeira alta, o desempenho no primeiro mês da safra 2012/13 foi inferior à média registrada nos anos de ciclo de alta (bienalidade do arábica), explica o diretor-geral da entidade, Guilherme Braga. Em 2010, os embarques em julho somaram 2,463 milhões de sacas, 15,6% maiores que o resultado do mês passado. Braga afirma que a redução reflete a menor disponibilidade do produto diante do atraso da colheita, provocado pelas chuvas fora de época nos meses de maio, junho e julho nas principais regiões produtoras.

O diretor afirma que os exportadores estão cautelosos diante da menor oferta de cafés de melhor qualidade em decorrência do clima adverso, mas acredita que uma definição melhor da situação será possível a partir da segunda metade deste mês.

A receita dos embarques totalizou US$ 428,8 milhões em julho, queda de 20,4% sobre o mesmo mês de 2011. Nos sete primeiros meses de 2012, as vendas externas totalizaram 14,7 milhões de sacas, recuo de 20,1% sobre as 18,4 milhões de sacas registradas de janeiro a julho de 2011. O valor dos embarques caiu 21,7% na mesma base de comparação.

Já as vendas externas de café robusta em grão verde recuaram 61,6% no acumulado do ano ante o mesmo período de 2011, para 638,4 mil sacas. O diretor-geral do Cecafé observa que o recuo se deve à maior demanda doméstica pelo produto para a composição de blends da bebida. Apesar do recuo das cotações do arábica este ano em relação aos altos patamares atingidos em 2011, especialistas dizem que a indústria manteve o volume de robusta nos blends.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2780150/embarque-de-cafe-patina-em-julho#ixzz22xbwE5xb

Fonte: Valor | Por Carine Ferreira | De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *