Emater/RS-Ascar reproduz em maquete adequações ao Código Florestal na Expointer 2013



Desde que passou a vigorar, em maio de 2012, o novo Código Florestal Brasileiro tem gerado muitas dúvidas aos produtores rurais. Para esclarecer alguns pontos sobre a nova legislação, a Emater/RS-Ascar montou, no espaço Caminhos da Integração, na Expointer 2013, uma maquete em que demonstra as adequações necessárias para diferentes tipos de propriedades rurais.

Conforme explica o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Celso Siebert, na maquete estão reproduzidos cinco modelos de propriedades, de diferentes módulos fiscais, e as respectivas alterações necessárias a cada empreendimento.
– Mostramos o que deve ser feito em relação às Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal; aos recursos hídricos; e à fauna e à flora em propriedades menores que um e maiores que dez módulos fiscais – explica.
Situações que costumam gerar dúvidas para produtores, como a necessidade de preservar áreas no entorno de nascentes de rios e em encostas de morros, são esclarecidas na maquete.
– O objetivo é facilitar o entendimento das novas regras, que confundem não só agricultores, mas também alguns técnicos – afirma Siebert.
Além de visualizar a maquete, os visitantes também podem se informar sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório para todos os imóveis rurais, a partir da aprovação do novo Código Florestal. Esse instrumento integra informações ambientais, como florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas.
O CAR se constitui em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Fonte: EMATER/RS


Links referenciados

Código Florestal Brasileiro
www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4771
.htm
Código Florestal
pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_Flores
tal_Brasileiro
Emater/RS-Ascar
www.emater.tche.br
Expointer
www.expointer.rs.gov.br/expointer

Fonte: Agrosoft Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *