Emater projeta quebra de 10% na safra gaúcha de trigo

PORTO ALEGRE – Depois da seca que quebrou a safra de verão 2011/12 no Rio Grande do Sul, as fortes chuvas, os vendavais e a queda de granizo em várias regiões do Estado nas últimas semanas estão provocando estragos nas lavouras de trigo. No relatório semanal divulgado nesta quinta-feira, a Emater-RS já projeta uma produtividade média do grão de 2.300 quilos por hectare, ante a estimativa inicial de 2.562 quilos por hectare, mas com tendência de redução ainda mais acentuada.

Se a nova projeção se confirmar e a área plantada prevista permanecer inalterada, a produção gaúcha de trigo neste ano ficará em no máximo 2,284 milhões de toneladas, 260 mil toneladas a menos do que havia sido projetado inicialmente.

Em relação à colheita anterior, a queda será de 458 mil toneladas, o equivalente a uma redução de quase 17%. Segundo a Emater-RS, até o fim de agosto o clima favorável chegava a apontar para um rendimento médio de 2.700 quilos por hectare.

Outro problema enfrentado pelos triticultores é o impacto negativo do alto volume de chuva sobre a qualidade dos grãos que começam a ser colhidos. De acordo com a Emater-RS, em alguns casos o produto sequer tem valor comercial e está sendo destinado para uso como ração. Além disso, o excesso de umidade já está atrasando o plantio das lavouras de milho, soja e feijão para a próxima safra. “Podemos afirmar que este é um ano para ser esquecido pelos produtores rurais gaúchos”, afirma a Emater-RS.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2864694/emater-projeta-quebra-de-10-na-safra-gaucha-de-trigo#ixzz29N53rdFy

Fonte: Valor | Por Sérgio Ruck Bueno | Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *