Emater estima safra gaúcha de verão em 25 milhões de toneladas

Soja será destaque com produção recorde de 11, 84 milhões de toneladas

Nestor Tipa Júnior

nestor.junior@zerohora.com.br

A safra gaúcha de grãos de verão deve chegar a 25 milhões de toneladas neste período, consolidando-se como a segunda maior da história. Os números foram divulgados pela Emater na manhã desta quarta-feira durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

A colheita da soja deverá ser recorde, com 11,84 milhões de toneladas. O milho deve ter uma colheita total de 5,37 milhões de toneladas e o arroz chegará a 7,69 milhões de toneladas. Para o presidente da Emater, Lino De David, a conjuntura de bons preços dos produtos agrícolas, somados aos recursos dos governos Federal e Estadual com o plano safra, vão influenciar para que o agricultor gaúcho tenha a maior renda da história do campo.

– Em 2011, na maior safra da história, o valor bruto da produção gaúcha foi de R$ 20,7 bilhões. Estamos apostando em um acrescimento de até 20% deste valor – salienta David.

Nesta quinta-feira será a vez da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fazer a divulgação dos números para a safra brasileira de grãos.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *