EM CONTÊINERES – Porto de Paranaguá tem aumento de 12% na movimentação de cargas no 1º semestre

Frango congelado é o produto mais exportado, representando 33% de tudo o que é embarcado em contêineres pelo terminal paranaense

Nos primeiros seis meses deste ano, foram transportadas 5,6 milhões de toneladas em contêineres pelo Porto de Paranaguá nos dois sentidos de comércio – importação e exportação. O volume é cerca de 12% maior que os 5 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2020. Na exportação, foram 2.973.873 toneladas de cargas embarcadas; em importação, 2.589.673 toneladas.

O frango é o produto mais exportado em contêineres pelo terminal paranaense. De janeiro a junho, 875.872 toneladas saíram do Porto de Paranaguá rumo ao mercado internacional. Com alta de 2% em relação às 855.782 toneladas registradas no mesmo período do ano anterior, o produto representa 33% de tudo o que é embarcado em contêineres pelo porto paranaense.

Cerca de 80% da carne de ave congelada que saiu por Paranaguá, no primeiro semestre, foi produzida no próprio estrado do Paraná. Os outros 20% se dividiram entre produtos de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo.

  • A China segue como o principal destino do frango exportado pela TCP, empresa que opera este tipo de carga no Paraná. Também são compradores da carne Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes, África do Sul e outros mais de cem países.

    O Porto de Paranaguá, através da TCP, opera o maior corredor de exportação de aves congeladas no mundo. “Oferecemos ao produtor a maior estrutura reefer da América Latina e soluções intermodais que garantem a segurança e a qualidade das cargas que são escoadas pelo terminal”, afirma o diretor comercial e institucional da empresa, Thomas Lima.

    Também têm evidência na exportação por contêineres a madeira (13% do movimentado em toneladas); celulose (7%); papel (3%); carne bovina (3%); carne suína (2%); curtumes (2%); e gordura e óleos (2%). Os 35% restantes são divididos entre outros 58 tipos de produtos.

    Importações por Paranaguá

    Entre os itens mais importados em contêineres pelo Porto de Paranaguá estão os fertilizantes, que representam 11% do total dos produtos que chegam por essa modalidade. No primeiro semestre do ano, foram 225.310 toneladas de produtos desembarcadas em big bags – 15,7% a menos que no ano passado (267.447 toneladas).

    O segundo produto que mais chega em contêineres pelo terminal paranaense é o plástico – 9% do total importado em contêineres. Em volume, as importações de plástico cresceram 44%. Neste ano, de janeiro a junho, foram 185.773 toneladas. Em 2020, no mesmo período, 128.939 toneladas.

    Por Canal Rural

    Fonte : Canal Rural

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *