El Niño deve impulsionar safra brasileira no verão 2012/2013

Sudeste e Centro-sul devem ter safra de verão com sol, calor e pancadas de chuvas

por Globo Rural On-line

Ernesto de Souza

A soja está entre as culturas que mais sofreram queda no último verão, com redução na produção de 6,58 milhões de toneladas

A safra brasileira do verão 2012/2013 deve ser impulsionada pela ação do fenômeno climático El Niño, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Após uma temporada em que houve queda de 3,1% naprodução de grãos – que passou de 162,84 milhões de toneladas para 157,81 milhões –, a expectativa é que os resultados voltem a ser positivos na próxima estação, de acordo com a Climatempo Meteorologia.
Segundo a empresa, o clima será favorável nas regiões doSudeste e Centro-sul para a safra de verão, que deve ter sol,calor e pancadas de chuva em níveis apropriados ao cultivo.
De acordo com o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as culturas que sofreram maior queda no último verão foram a soja (decréscimo de 6,58 milhões de toneladas) e arroz (diminuição de 2,35 milhões de toneladas). O estudo afirma que o principal fator que causou estes resultados foi o clima não favorável durante a estação, principalmente entre 15 de novembro do ano passado e 15 de janeiro deste ano.

“No Sul, previsão é de chuva bem acima do normal. Uma situação completamente diferente do ano passado quando a chuva caiu de forma irregular no período da safra de verão”, diz o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *