EFEITO URBANO | GISELE LOEBLEIN

 

  • O TRABALHADOR FAZ A PRODUÇÃO

    Assim como nas cidades, no campo o trabalhador tem um papel fundamental. Sem ele, a produção de grãos, de animais e de alimentos fica comprometida.
    E o que está ocorrendo neste momento aqui no Estado é uma dificuldade muito grande de encontrar pessoas que possam desempenhar atividades rurais. Como por exemplo, para trabalhar com gado ou na produção de bergamotas.
    São tarefas que exigem habilidades específicas e também um esforço físico bastante grande por parte de quem as desempenha.

  • SALÁRIO DIFERENTE

    Mas e por que é difícil encontrar interessados nestas vagas? E como essa dificuldade se reflete nos centros urbanos? Além de desgastantes fisicamente, as funções desempenhadas no campo não têm a mesma valorização daquelas da cidade. Também faltam facilidades, como acesso à internet e à comunicação.
    Com isso, as pessoas são atraídas pelas vagas disponíveis na cidade. O impacto dessa falta de mão de obra nas atividades rurais é ruim. Com pouca gente para produzir – e uma necessidade cada vez maior de alimentos–, a tendência é de alta de preços ao consumidor.

Fonte: Zero Hora

Compartilhe!