Efeito China vai alcançar o Brasil

Shangai dá sinais de desaceleração da economia

Shangai dá sinais de desaceleração da economia

A economia chinesa está desacelerando, o País diminuiu suas compras internacionais, o que já se nota na queda do movimento nos portos, e isso terá sérios reflexos em países emergentes, principalmente no Brasil, que vende muita matéria-prima e alimentos para os chineses. O economista Marcos Lélis, professor da Unisinos, previu um futuro muito difícil para a indústria brasileira, em geral, e para o setor coureiro-calçadista, em particular. Ele falou para os calçadistas, na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo, e disse que as dificuldades serão resultado do "efeito China". O desaquecimento da economia do grande país asiático, que caiu de crescimento de 11,4%/ano, em 2012, para expansão de apenas 6%/ano, em 2015, afetou todos os países do mundo, especialmente os exportadores de matérias-primas, como o Brasil. Disse que poderá ficar ainda pior se a China desvalorizar o yuan (moeda) para melhorar suas exportações. "Isso será pior que o aumento dos juros nos Estados Unidos", afirmou.

Mão de obra

Com os índices de desemprego próximos aos 8%, houve aumento da oferta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, o que possibilita ao empresário reestruturação do seu negócio com a contratação de profissionais realmente capacitados para determinadas funções. Até o final de 2014, a grande oferta de emprego e as regras de seguro-desemprego, que alcançavam seis meses de benefício após três a quatro meses de trabalho, diminuíram a quantidade de profissionais a disposição. Segundo o advogado Alexandre Trindade, da Trindade e Trindade Advogados Associados, além dos sucessivos custos gerados com contratações, treinamentos e rescisões de empregados, tais circunstâncias levavam à queda de produção e eficiência das empresas, "camuflada" por uma economia aquecida. Hoje, atividades de comércio, indústria e serviços já gozam da possibilidade de reestruturar seus quadros com nível melhor de eficiência e produção com colaboradores com histórico de maior estabilidade de emprego e melhor adequação aos postos de trabalho existentes.

Museu da moda

Para comemorar o quarto aniversário do Museu da Moda, em Canela, a estilista Milka Wolff, curadora, inaugurará mais um espaço, dia 5 de dezembro. O salão denominado de Red Carpet abrigará quatro novas vitrines de alta costura do Maison Milka: noivas, roupas de gala, debutantes e noivas em miniatura. Além da história da moda contada ao longo de 4 mil anos da indumentária feminina, os visitantes terão a oportunidade de ver o que existe de mais atual no vestuário feminino de alta costura.

Eventos saudáveis

Acreditando que há grande mercado para alimentos saudáveis em eventos, os dirigentes da ProLight Alimentos Carla Bezotti e Nelmo Ricalde passaram a produzir para este setor. Estão fazendo sucesso a coxinha funcional e a crepioca de carne de panela.

Mais que um herói

Domingo foi o grande dia da campanha Mais do que um herói, sou um doador, da ONG Doutorzinhos, destinada a conscientizar as pessoas da importância da doação de medula óssea. É preciso se cadastrar e manter atualizado os dados. Procure um hospital e torne-se um doador.

Novembro azul

Assim como outubro foi rosa, em uma homenagem às mulheres e lembrança para que devem prevenir o câncer de mama, novembro está sendo azul, para chamar a atenção dos homens sobre o câncer de próstata, que é curável. A Oncotrata, clínica que atua na área, está apoiando o movimento e divulgando material informativo sobre a doença, com conselhões sobre a importância dos exames de rotina. Com apoio da empresa, o Grêmio chama a atenção para o problema durante seus jogos no Campeonato Brasileiro.

Natal Total

O Papai Noel vai chegar de helicóptero e descer a chaminé (80 metros) da antiga Cervejaria Brahma, no Shopping Total, de tirolesa, inaugurando o Brilha Porto Alegre, dia 27, às 19h. Entrada franca. Os prédios históricos terão luzes em todas as fachadas e haverá muita música, desfiles, representações e doces, com a equipe do Natal Luz de Gramado, a Orquestra de Brinquedos, corais e Luciano Périco.

25 anos

O Rua da Praia Shopping está comemorando 25 anos com várias atrações. A festa começou sábado, às 15h, no Grande Hotel, 3º pavimento do empreendimento, com muitos balões e distribuição de bolos aos visitantes, lojistas, funcionários e administração. Eduardo Isdra Zachia, superintendente do shopping, informou que mais de 45 mil circulam diriamente pelo local.

Malbec Noir

Aproveitando o bom momento de venda de perfumes para homens o mercado de perfumaria masculina dobrou de 2009 a 2015 , o Boticário montou um grande lançamento para o Malbec Noir, nova versão de um sucesso. É uma combinação amadeirada, fresca e contrastante, com o toque marcante do acorde Unique Noir, que representa olfativamente o ultrassofisticado processo e colheita noturna das uvas Pinot Noir para os melhores vinhos da Borgonha.

Agronegócio

A 74ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio acontecerá, dia 30, na Federação da Agricultura (Farsul), com palestras sobre como transformar as atuais dificuldades em oportunidades, a partir das 9h. À noite, coquetel de entrega do Troféu Destaque Feminino Rural 2015 a 10 mulheres que representam a força da mulher no campo.

PETER PARKS/AFP/JC

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *