Educação na Reforma Agrária é tema de painel

Possibilitar a formação dos agricultores assentados, contribuindo para o desenvolvimento e qualidade de vida no campo. Com este objetivo, foi criado, há 17 anos, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Para debater o programa, o Incra promove em Porto Alegre (RS) o ‘Painel da Educação na Reforma Agrária no Brasil atual: cenário e rumos’, na manhã desta sexta-feira (22), no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire.

A atividade integra a programação do Fórum Social Temático 2016, que celebra os 15 anos do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e contará com a presença do coordenador pedagógico do Instituto Educar, Paulo Davi Johann. Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e com mestrado profissional em Agrossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Johann foi aluno pelo Pronera.

Histórico

Entre as ações promovidas pelo Programa estão a viabilização de cursos com instituições de ensino parceiras, atendo às demandas dos movimentos sociais, além da capacitação de professores e edição de materiais. Desde o início, o programa adotou perspectivas pedagógicas especialmente voltadas para a diversidade cultural e socioterritorial do campo, privilegiando o aprendizado por meio da alternância – incluindo a sala de aula e o lugar de vida na construção e aplicação dos conhecimentos.

Até 2011, a iniciativa já havia beneficiado cerca de 164 mil trabalhadores rurais assentados, promovendo a democratização do conhecimento no mundo rural brasileiro. Os agricultores têm acesso a cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos de nível superior e de especialização.

Serviço

Painel da Educação na Reforma Agrária no Brasil atual: cenário e rumos

Data: sexta-feira (22)

Hora: 8h30

Local: Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire – Sala 8. Rua Santa Terezinha, 572 – bairro Santana, Porto Alegre (RS).

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS

Fonte : MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *