DIVERSIFICAÇÃO | Cooperativismo tem apoio alemão

Acordo foi oficializado em visita da ministra da Agricultura da Alemanha

Uma parceria firmada ontem em Teutônia, no Vale do Taquari, promete aproximar as produções agrícolas da Alemanha e do Rio Grande do Sul.
O acordo entre o governo alemão e as cooperativas gaúchas foi oficializado na primeira visita da ministra da Agricultura, Alimentação e Defesa do Consumidor da Alemanha, Ilse Aigner, a um país latino-americano. Hoje, ela visita a Expointer, em Esteio.
O objetivo do acordo, firmado com a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), é trocar experiências, aumentando a produtividade de pequenas propriedades.
O processo para oficializar a parceria começou há dois anos, quando uma comitiva alemã iniciou pesquisas para chegar a um modelo que pudesse melhorar as cooperativas da Alemanha. O principal diferencial, segundo Ilse Aigner, para chegar à Languiru, foi o modelo de diversificação implantado pela cooperativa gaúcha.
Nas propriedades da cooperativa, que têm em média 10 hectares, os associados cultivam pelo menos três culturas, tendo como base a criação de suínos, terneiras, aves e a produção de leite.
– Fiquei impressionada com o que conseguem fazer em espaços tão pequenos. Acredito que, com esse acordo, podermos fomentar as cooperativas, conseguindo fixar os jovens no local onde nasceram – disse Ilse.
A permanência dos jovens no campo é uma dificuldade enfrentada na Alemanha. A explicação, segundo o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, é que a superespecialização cultivada pelos produtores alemães faz com que dependam de um única fonte de renda. Já a Languiru, com a diversificação da produção, conseguiu, nos últimos cinco anos, reduzir a média de idade dos associados de 57 para 52 anos.
– Conseguimos rejuvenescer os produtores oferecendo estruturas como suporte técnico, garantindo a compra total da produção, e oferecendo crédito com taxas baixas – explicou Bayer.
vanessa.kannenberg@zerohora.com.br

VANESSA KANNENBERG | TEUTÔNIA

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *