Disputa em torno de feriado em 20/11

Leonardo Ely Schreiner é contra feriado no dia 20 de novembro

Leonardo Ely Schreiner é contra feriado no dia 20 de novembro

Está marcado para hoje mais um embate entre os comerciantes de Porto Alegre, vereadores e defensores da criação de um feriado municipal, no dia 20 de novembro, intitulado Consciência Negra, na Câmara de Vereadores. Na quinta-feira, dia 11, houve uma disputada votação, na qual os contrários ao feriado ganharam por 16 votos a 15, adiando a decisão. O Sindiatacadistas, que congrega os sindicatos das empresas do setor, está mobilizado contra o projeto do vereador Delegado Cleiton (PDT). O presidente Leonardo Ely Schreiner diz que o feriado criaria graves problemas para a atividade comercial em época do ano de maior movimentação, prejudicando empresas, empregados e consumidores, pois novembro já tem dois feriados (Finados e Proclamação da República). E, a cada sete anos, haveria um superferiadão, quando as datas de 15 e 20 de novembro ficassem próximas do fim de semana. Schreiner acha que as homenagens devem ser feitas, "mas não precisa ser feriado".

Desemprego na saúde

A recessão no segmento de planos de saúde ainda não se refletiu diretamente em hospitais, clínicas e laboratórios (o emprego no setor cresceu 2,88%, de janeiro a setembro, segundo o Caged), mas o presidente da Confederação Nacional de Saúde, Renato Merolli, teme que vá começar uma onda de desemprego.

Ação relevante

Duzentas mulheres de Pelotas e Santa Maria que estavam na fila de espera do SUS para fazer a mamografia terão essa oportunidade graças a uma parceria entre a Panvel e a Vult Cosmética que, com apoio do Imama (Instituto da Mama do RS), levará o mamóvel até essas cidades. Começou, ontem, em Pelotas, ao lado da Panvel da avenida Dom Joaquim, e seguirá até o dia 19. Em Santa Maria, a ação será de 23 a 26 de novembro, e o mamóvel ficará na Panvel Farmácias na rua General Neto, 1.097. Os exames são gratuitos.

Espumantes

Mais de 100 espumantes que fazem parte do Guia do Espumante Brasileiro da revista Bon Vivant serão apresentados no Encontro Bon Vivant, promovido pela Contexto Informação e Conteúdo, dia 20 de novembro, às 19h, no Clube Jangadeiros, em Porto Alegre. No comando, a jornalista especializada em vinhos Andréia Debon.

Molhos

O restaurante Outback do Shopping Iguatemi está apresentando novas versões para seus molhos: Barbecue (clássico), Firehouse (condimentado e picante), Asian (alho, gengibre e sweet chilli) e Billabong (barbecue agridoce com gergelim).

Gin

O Gin, bebida que teve seu auge nos anos de 1920, voltou com força total e está na moda na Europa e nas Américas. No Brasil, que consome 53 mil caixas de nove litros/ano, segundo a Associação Brasileira de Bebidas, também está crescendo. A Fante Bebidas, de Flores da Cunha, que há 30 anos produz o Gin Rock’s, dobrou a produção nos últimos dois anos e prevê um crescimento de 30% nas vendas, em 2016, segundo Julio Fante. Feito à base de cereais neutros, mais a frutinha zimbro, o gin nasceu, no século XVII, na Holanda, para ser remédio diurético. Como remédio não funcionou, mas se transformou na bebida alcoólica mais aromática do mundo.

Crédito educativo

A Fundaplub, que, em mais de 40 anos, atendeu cerca de 70 mil estudantes com crédito educativo, apresentará nova marca, números do seu crescimento mesmo em meio à crise do Fies e as projeções para 2016. Será dia 18, em almoço em sua sede, na avenida Júlio de Castilhos. A projeção de aumento da receita, em 2016, é de 300%.

Fora da realidade

O presidente do Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, voltou do Encontro Nacional da Indústria, que reuniu mais de 2 mil industriais, em Brasília, na semana passada, preocupado, principalmente, com dois aspectos. Primeiro, pelo conteúdo das conversas que teve com dezenas de empresários, todos se queixando da "penúria" em que está o País, com a produção parada, e eles só tentando "chegar vivo quando isso terminar". Depois, com a sensação de que os políticos e autoridades que participaram dos debates "continuam fora da realidade do País".

Banrisul apoia

O Banrisul entrou no time de patrocinadores da temporada artística da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), que, dia 23, completará 65 anos. Serão 15 concertos, entre eles o Música de Cinema, com entrada franca, dia 6 de dezembro, às 11h, no Araujo Viana, e o Natal na Praça, quando a Ospa encerrará a temporada em grande estilo.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte :Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *