DIRETO AO PONTOAGRICULTURANOTÍCIAS – ENTREVISTA – Paolinelli: Trump gera preocupação para o campo brasileiro

Ex-ministro da Agricultura e representante da Abramilho acredita que produtores nacionais sofrerão impacto com ações protecionistas e elevação de subsídios nos EUA

O programa Direto ao Ponto deste domingo, dia 20, recebe o ex-ministro da Agricultura e presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli. Ele faz uma avaliação da política agrícola do país, dos rumos da pesquisa agropecuária e do atual governo.

Para Paolinelli, a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos significa um sinal de alerta para os agricultores brasileiros. Ações protecionistas, elevação de subsídios e investimentos em empresas americanas de tecnologia agrícola defendidas pelo novo presidente podem ter impacto sobre a renda dos produtores no Brasil. “Tem que se preocupar e se precaver”.

O ex-ministro admitiu, no entanto, ter dificuldade para pensar em uma estratégia que consiga proteger os produtores brasileiros no atual momento. Ele afirmou que o país precisa se reorganizar política e economicamente.

Um dos pontos de mudança necessários seria o seguro rural. Paolinelli coordena um grupo técnico que está elaborando uma proposta de novo modelo para esse importante instrumento. “Há um descalabro nessa política. Toda a cadeia está descontente. Nossa proposta é uma parceria”, afirmou. O novo seguro deve contar com recursos do governo federal, empresas de insumos e produtores.

Paolinelli avaliou que o Brasil já teve uma das melhores políticas públicas para o campo, mas que isso acabou ao longo dos tempos acompanhando o definhamento da economia nacional. “Começou a desandar com o início dos planos econômicos. Estragaram todos os programas. Crédito, preços mínimos, seguro”, disse.

Canal Rural/reprodução

  • Rafael Walendorff | Brasília
  • Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *