Dilma vai anunciar Plano Safra em Goiás

A presidente Dilma Rousseff vai a Rio Verde (GO) na próxima segunda-feira para anunciar o Plano Safra 2014/15. O Estado escolhido pela presidente é governado pelo tucano Marconi Perillo e tem como uma de suas principais lideranças políticas o deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO), que se queixa das ações do governo para o setor produtivo. O Plano Safra da Agricultura Familiar deverá ser lançado no dia 26.

Ao ser empossado no cargo, em março, o ministro da Agricultura, Neri Geller, apontou como uma de suas prioridades o reforço ao Plano Safra e defendeu mais recursos e maior abrangência do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural e da Política de Garantia de Preços Mínimos. Ontem à noite, Geller foi chamado para uma reunião com a presidente no Palácio da Alvorada para apressar a definição do Plano.

Dilma se reuniu na última semana também com a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), para ouvir as sugestões da entidade. Uma das propostas da CNA é a ampliação para R$ 900 milhões dos recursos para a subvenção ao seguro rural – acréscimo de R$ 200 milhões em relação à safra atual, de acordo com a CNA.

Ronaldo Caiado minimizou o dividendo político que Dilma pode obter ao lançar as condições para a próxima safra em Rio Verde, conhecida em Goiás como a capital do agronegócio. Para ele, os produtores rurais "já têm uma opinião formada" sobre o tratamento dispensado por Dilma ao agronegócio. "É um gesto muito mais de campanha pré-eleitoral. Nunca foi um setor que dela teve uma consideração", afirmou o deputado.

Em discurso, Dilma rebateu adversários, defendendo subsídios dados pelo governo. "Quando vocês virem críticas a subsídios, saibam que, ou querem acabar com programa social, ou com financiamento das indústrias e da agricultura", disse.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3545050/dilma-vai-anunciar-plano-safra-em-goias#ixzz31bNmZUEg

Fonte: Valor | Por Bruno Peres | De Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *