Dilma deve anunciar veto a anistia a desmatadores

Ficou para o último dia o anúncio oficial da presidente Dilma Rousseff sobre o Código Florestal. Na manhã de hoje, Dilma se reúne com líderes do governo no Congresso para comunicar os artigos vetados e a melhor forma de evitar um vazio legal com os cortes no texto.
Apesar de ter antecipado ontem que o veto será parcial, o vice-presidente da República, Michel Temer, não informou quantos artigos serão barrados por Dilma. Uma petição com cerca de 2 milhões de assinaturas foi entregue pedindo o veto ao texto. Entre os que assinaram estão a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o cineasta Fernando Meirelles.
Na tentativa de chegar a um acordo, Dilma passou toda a tarde e o início da noite em reunião com ministros. Caberá a esses auxiliares, entre os quais os gaúchos Pepe Vargas e Mendes Ribeiro, comunicar oficialmente hoje a decisão.
Uma mudança importante deve ser feita no polêmico artigo 62, que trata da recomposição de florestas em margens de rios, que na versão da Câmara caracterizaria anistia a desmatadores, na avaliação do governo. A formulação do Senado deve voltar ao texto. Assim, os proprietários serão obrigados a recompor faixas de mata ciliar de tamanhos variados, conforme a largura do rio.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *