DIA DE ELEIÇÃO SEM DISPUTA NA FARSUL

Sem a disputa que marcou os dois últimos pleitos, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) realiza hoje eleição para a diretoria no triênio 2013/2015. Em busca de seu sexto mandato, o presidente Carlos Sperotto encabeça a chapa única, composta por representantes de 27 sindicatos rurais. A votação ocorre das 9h às 16h, no auditório da Farsul, na Capital. Estão aptos a votar 136 dos 137 sindicatos. A posse será em 1 de janeiro de 2013.

O presidente da Comissão Eleitoral. Derly Girardi, acredita que o pleito se encerre hoje. Confiante, Sperotto completa dizendo que o fato da chapa ser única é vantagem para o setor, que assim o quis. Ele também acredita que a eleição deve se definir em primeira chamada, já que conta com presença significativa dos sindicatos. ‘Embora a concordância não seja plena, estamos confiantes. Com tantas intempéries, estamos com os pratos cheios de trabalho pra nos dedicar.’

Existem duas possibilidades para que a confirmação da chapa não ocorra hoje: o quórum ser inferior a 2/3 dos delegados aptos (92), ou a soma de brancos e nulos superar o total de votos válidos. Caso não ocorra o quórum mínimo, a segunda convocação está marcada para 13 de outubro quando a obrigatoriedade de quórum cai para 50% mais um.

Persistindo o número insuficiente de eleitores, haverá uma terceira convocação em 23 de outubro com exigência de 40% dos eleitores mais um.

Apesar de não apresentar candidato para enfrentar Sperotto, a oposição informou que se limitará a anular votos.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *