DFDA-SC realiza evento "Políticas da Agricultura Familiar e Comercialização"

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina (DFDA-SC) em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) realizará entre os dias 29 e 30 de maio, o evento "Políticas da Agricultura Familiar e Comercialização". O evento tem como objetivo articular novas estratégias e facilitar os entraves burocráticos das chamadas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ampliar o entendimento dos municípios sobre o instrumento de comercialização, organização e oferta de produtos da agricultura familiar, bem como atender o produtor rural para que possua credibilidade em sua produção por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e do Selo de Identificação de Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), e ainda, dar suporte para o fortalecimento aos programas de políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

De acordo com o delegado fededal da DFDA-SC, Rafael Larangeira a "aposta é no desenvolvimento do estado de Santa Catarina, visto que é por intermédio da agricultura familiar que predominam as atividades de desenvolvimento rural, que são de extrema relevância não só para o sistema econômico, mas social e para a segurança alimentar de todo Brasil."

O evento ainda contará com o experimento de novas ideias no processo de comunicação, dando impulso ao processo e ferramentas que incluam recursos adicionais de solução para a agricultura familiar. Por meio do aplicativo SUMÁ e sua plataforma de comercialização da agricultura familiar, o agricultor terá conexão direta com os compradores frequentes de alimentos, aproximando a tecnologia com as boas práticas de cultivo e demais organizações nos planos de produção locais em sintonia com a sazonalidade.

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) por intermédio de sua diretoria executiva presidida pelo senhor Rui Braun, além de ajudar na divulgação do evento se colocando como parceira da DFDA/SC e de todos agricultores de Santa Catarina, mostrou-se interessada em ampliar esse laço promovendo espaço para a inclusão desta estratégia no Congresso de Prefeitos que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de junho, em Florianópolis, sendo um dos maiores encontros de gestores públicos de todas as esferas governamentais.

Para a delegadas-substituta da DFDA-SC, Ana Paula, "O estado de Santa Catarina é preocupado com a informação e evolução do segmento diagonal. Somos parceiros de quem é parceiro do agricultor familiar, pois são essas pessoas que efetivamente contribuem para o crescimento do país, onde a principal fonte de renda é originada dentro de sua própria moradia. Se não buscarmos novos desafios e oportunidades para modernização e capacitação, não iremos valorizar a importância de pessoas que possuem o maior desempenho em conservar a biodiversidade. ”

Rômulo Serpa

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Fonte : MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *