DFDA-MT participa de Seminário de Agroecologia – Produção Orgânica e Economia Solidária da Baixada Cuiabana

Entre os dias 1º e 2 de junho, aconteceu na Agrovila das Palmeiras, localizada no município de Santo Antônio de Leverger (MT), o Seminário de Agroecologia – Produção Orgânica e Economia Solidária da Baixada Cuiabana. No evento foram abordados diversos temas referentes a produção orgânica e agroecológica em Mato Grosso, além de promovidas diversas oficinas voltadas ao público da agricultura familiar para fomentar a produção agroecológica e também a economia solidária local. No seminário, participaram beneficiários da reforma agrária de vários assentamentos da região, com grande participação principalmente, de mulheres e jovens.

Na oportunidade, a Delegacia Federal e do Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso (DFDA-MT) apresentou uma palestra sobre o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (SIPAF) enfatizando o Selo Aqui tem Mulher Rural. Também foi realizada atividade prática para preencher novas solicitações do documento.

Além disso, a Cooperativa de Produtores Agroecológicos do Município de Santo Antônio do Leverger (Coopamsal) tornou-se permissionária do Sipaf para utilização nas embalagens ou na divulgação dos seus produtos. A presidente do empreendimento, Rose Maruyama, destacou a importância que o selo terá nos novos rótulos dos seus produtos. “Essa certificação fortalecerá ainda mais a imagem da cooperativa durante a comercialização da produção. Dentre os destaques na produção agroecológica da cooperativa, podemos citar a farinha e o óleo de babaçu, o açúcar mascavo, polpas de diversas frutas e também, a flor de hibisco desidratada, muito apreciada no preparo de infusões. ”

Na oportunidade, a delegada substituta da DFDA-MT, Luciana Gallan, destacou a característica identificadora do Sipaf e de seus selos derivados. “Além de distinguir os produtos identificados com o Sipaf dos demais produtos, confere a eles um diferencial competitivo em um nicho de mercado que vem crescendo no Brasil. O mercado que valoriza o consumo consciente, com responsabilidade social e ambiental. ”

DFDA-MT

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Fonte : MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *