DESPENCOU – Preço do café arábica atinge o menor patamar desde 2014

O recuo acontece por conta da expectativa de volume satisfatório na safra 2019/2020 no Brasil, mesmo em ano bienalidade negativa

Foto: Governo Federal

O preço do café arábica atingiu nesta terça-feira, dia 26, o menor patamar desde julho de 2014. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o indicador do produto tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 396,32 por saca de 60 quilos.Na parcial de fevereiro (de 31 de janeiro a 26 de fevereiro), a cotação recuou 4,53%.

O Cepea ressaltou que, de modo geral, as baixas acontecem por conta da perspectiva de um novo volume satisfatório na safra 2019/2020 no Brasil, mesmo em ano bienalidade negativa, quando a produção costuma ser menor.

Quanto à nova temporada da cultura, as condições dos cafezais têm sido favorecidas por chuvas registradas na maior parte das regiões de arábica e robusta no Brasil, o que pode reforçar o volume maior da safra.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o dia 24 de fevereiro, as chuvas ultrapassavam 80 milímetros em todas as regiões produtoras do arábica. Na estação de Franca (SP), na Mogiana, o acumulado foi de 194 milímetros período.

Por Canal Rural

Fonte : Canal Rural