Delegações buscam consenso para fechar documento final da Rio +20

Comitivas voltam a discutir texto na manhã desta terça-feira

A elaboração do resultado preliminar para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi concluída nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, após três dias de consultas informais coordenados pelo Brasil. O texto porém, continua sem consenso.
O anúncio feito pelo chanceler Antonio Patriota durante a madrugada não considera o acordo desejado pela comitiva brasileira. Ele informou aos participantes que o texto consolidado seria distribuído às delegações agora pela manhã e que uma nova plenária está convocada para as 10h30min.
O Brasil esperava chegar a um consenso em torno do texto, mas a União Europeia defendeu que a negociação continuasse entre os ministros, chefes de Estado e governo que vão se reunir de quarta a sexta no segmento de alto nível da conferência, para chegarem a um resultado mais "substancial".
— Temos procurado incorporar ao máximo as preocupações e sugestões feitas pelos participantes, incluindo negociações de última hora sobre as questões pendentes — disse Patriota.
O Brasil queria fechar logo o documento, para garantir o avanço das negociações – por isso, retirou do texto todos os pontos polêmicos. Enfrentou resistência por parte dos países europeus, que pediram ao país mais ambição.

Fonte: Zero Hora | Lara Ely, enviada especial | lara.ely@zerohora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *