Declaração do Imposto Territorial Rural tem novidades em 2012

Formulário só poderá ser feito pela internet

Angélica Sattler | Brasília (DF)

Divulgação

Foto: Divulgação / clicRBS

Prazo para declaração do ITR segue até 28 de setembro

Os produtores rurais do país precisam declarar o Imposto Territorial Rural (ITR) até o dia 28 de setembro. O documento é obrigatório para proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores de qualquer título de imóvel rural. Para 2012, o programa de declaração tem novidades.
A partir deste ano, a declaração só pode ser feita pela internet. Outra novidade é que proprietários de até 30 hectares, considerado imune ou isento, não precisam mais entregar o formulário, a não ser que a propriedade tenha sido alterada com a venda de parte da terra, por exemplo.
Quem tem dúvida se deve entregar a declaração, basta acessar o site da Receita Federal e baixar o programa. Ao preencher os dados, o próprio sistema avisa se o contribuinte está liberado de emitir o documento.
Quem não cumprir o prazo para entrega do documento vai ter de pagar multa, que é de 1% ao mês sobre o imposto devido e uma multa mínima de R$ 50,00, mesmo quem não tem imposto apurado na declaração.
Para os produtores que tiverem dificuldade em entender o sistema ou acessar a internet, a dica é procurar as entidades ligadas ao setor agrícola.
— Existem várias opções, como as prefeituras municipais, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas — afirma o secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antônio Rovaris.
Em 2011, a Receita Federal recebeu mais de 5,1 milhões de declarações. Para 2012 ão esperadas 3,5 milhões. O número é menor, pois isentos ou imunes não são obrigados a entregar.

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *