Declaração de ITR

Proprietários de imóveis rurais têm até o dia 30 de setembro para entregar a declaração de Imposto Territorial Rural (ITR).  A declaração pode ser feita pela Internet, através de programa disponível no site da Receita Federal, pelo endereço www.receita.fazenda.gov.br ,ou ainda por meio de formulários, dependendo do caso. No último ano foram recebidas cerca de 4,8 milhões cialis generic best price de declarações. Na delegacia local da RF, o movimento ainda é considerado tímido.

De acordo com o Sindicato Rural de Uberaba (SRU), os mais de mil produtores associados podem procurar o órgão para sanar dúvidas ou para que o próprio Sindicato, em posse dos documentos, faça a declaração.

O cálculo para obtenção do valor a ser pago é feito em conformidade com o valor da terra e a produtividade da propriedade, por isso, são necessários vários documentos, o que pode tomar algum tempo do produtor. Segundo o setor responsável pelo assunto dentro do SRU, a procura por parte dos produtores ainda é pequena, o que pode ocasionar em uma correria de última hora, já que o prazo está para vencer.

Márcio Mendes, contador de um escritório de contabilidade com vários clientes da zona rural, conta que praticamente todos, cerca de 50 clientes, já declararam a ITR-2009. “Buscamos adiantar para evitar atropelos, já que apurar os dados exige uma ampla pesquisa. É preciso avaliar o valor da terra, que varia de região para região, constatar se foram feitas benfeitorias na propriedade e outros itens”, explica.

De outro lado, o contador lembra que as propriedades que tenham reservas legais registradas em escritura, devem fazer também o Ato Declaratório Ambiental (ATA), posteriormente enviado ao IBAMA.

Clique aqui e veja a Instrução Normativa RFB nº 959, no site da Receita Federal

Fonte: JM Online e Site da Receita Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *