DANILO UCHA | Um novo estágio do agronegócio

O agronegócio brasileiro chegou a um estágio tal de crescimento e pujança, com tanto dinheiro circulando, que uma grande área da 21ª Agrishow, aqui em Ribeirão Preto (SP), foi dedicada à exposição e venda de aviões e helicópteros. Há desde os drones, aviões sem piloto para uso em fazendas, como pulverizadores, vigilância e outras aplicações, até aviões e helicópteros de pequeno e grande porte, inclusive para transporte de animais. O avião Ipanema, da Embraer, para pulverização, é um dos mais visitados. Mas há, entre outros, um Beechcraft Baron G58, uma das aeronaves favoritas dos empresários do agronegócio, devido à sua versatilidade operacional. Outro destaque é o turboélice King Air c90 GTx, mas este só pode ser visto  taxiado no Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto. Os aviões estão fazendo concorrência direta com os grandes caminhonetões das tradicionais marcas de veículos. Há aviões para todos os bolsos: de US$ 810 mil a US$ 80,6 milhões (sem impostos).

Case IH

O crescimento da agricultura e suas perspectivas, consideradas muito boas por vários dirigentes do setor de máquinas e implementos agrícolas com os quais conversei aqui na Agrishow, está levando grandes indústrias multinacionais a trazer para o País equipamentos de alta potência e produtividade que antes não eram fabricados nem vendidos no Brasil. É a situação da Case IH, cujo diretor para a América Latina, Mirco Romagnoli, informou que a potência média dos tratores cresceu 27% de um ano para outro e aumentou a demanda por máquinas com maior potência. Comemorou, também, os bons resultados da parceria que a empresa fez com a Cooplantio, no Rio Grande do Sul, que aumentou em 13,5% a participação da Case IH na venda de tratores com menos de 70 cavalos.

Novo executivo

A Keko Acessórios, de Flores da Cunha, líder brasileira em personalização automotiva, reforçou o time de executivos. Contratou o engenheiro mexicano Javier Hernandez Gonzalez para a diretoria de operações, composta pelas áreas de produção, logística, suprimentos, engenharia de processo e manutenção. Gonzalez traz na bagagem 20 anos de atuação no setor automotivo, em companhias como a Nexteer, antiga Delphi, no Brasil, Polônia, México e Estados Unidos.

Edificações

Foram publicados na edição de 25 de abril do Diário Oficial de Porto Alegre os Decretos 18.623 e 18.624, que tratam, respectivamente, da Aprovação e Licenciamento de Edificações em Porto Alegre e da instituição do sítio eletrônico para acessar a DMI. A determinação foi da secretária municipal Ana Pellini.

Lance Rural

Os criadores de gado de corte têm até 30 de abril para inscreverem seus animais na primeira edição do leilão virtual certificado Lance Rural, que marcará a entrada do Brasil nesse sistema já utilizado com sucesso nos Estados Unidos, Uruguai, e Argentina. Nos leilões virtuais certificados, os compradores têm acesso a um conjunto de informações atestadas por técnicos que visitam as fazendas. É muito vantajoso para vendedores e compradores, pois traz mais credibilidade e transparência à transação, além de redução de custos aos produtores. Será dia 21 de maio, no Jockey Club do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, às 14h. A coordenação é da Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha:www.lancerural.com.br.

Chocofest

A festa de Páscoa de Gramado superou a expectativa. Mais de 408 mil pessoas passaram pela cidade nos 19 dias de Chocofest, confirmando-o como o maior evento de Páscoa do Brasil.

Boa carne

A NW Royal, distribuidora de carnes, está vivendo um bom momento, segundo sua diretora Idelurdes Bernardo dos Santos. Dois de seus clientes, a churrascaria Komka e a Parrilla del Sur, têm sido destacadas pela qualidade da picanha, costela, maminha e entrecot fornecidos pela NW Royal.

Texel em Santiago

A Associação Brasileira dos Criadores de Texel convidou três jurados para selecionar os melhores da raça na XXVI Fenovinos, de 14 a 18 de maio, em Santiago. Será repetida a pontuação dos animais por cada um deles, a exemplo do aplicado na Nacional do Texel, em janeiro, em Santana do Livramento. Haverá leilões e os campeonatos de progênie de pai e progênie de mãe. Os organizadores pretendem realizar um concurso de gastronomia com carne ovina, do qual o colunista será jurado. A Brastexel venderá coletes, jaquetas, aventais e adesivos da raça.

O Dia

  • Iniciará, em Veranópolis, a 4ª Festa La Cucagna.
  • Encerram-se hoje as inscrições para o Café com a Lei, que será dia 7 de maio, às 9h, sobre os impostos e a Copa do Mundo, no escritório Xavier Advogados, na rua Santo Inácio, 530. Pelo email juliana.farias@enfato.com.br.
  • O Sindicato das Seguradoras-RS promoverá encontro gratuito sobre a análise do cenário nacional do roubo de cargas, às 9h, com José Antunes Valgas, na avenida Otávio Rocha, 115 – 7º andar. 
  • A FEE, o Dieese e a FGTAS divulgarão, às 10h, na rua Duque de Caxias, 1.691, o desempenho do mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre, em fevereiro de 2014.
  • O secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, será o palestrante do Tá da Mesa da Federasul, às 12h, no Palácio do Comércio. Falará sobre o impacto da revisão da dívida no futuro do Estado.
  • Randon S.A. Implementos e Participações, controladora de nove empresas que atuam nos segmentos de veículos e implementos, autopeças e serviços financeiros, fará Assembleia Geral Extraordinária para incorporação da sociedade controlada Brantech Implementos para o Transporte Ltda, em Caxias do Sul.
  • O presidente da John Deere Brasil, Paulo Hermann, concederá entrevista, às 14h, no estande da empresa no Agrishow, em Ribeirão Preto, sobre o crescimento da companhia e novos produtos.
  • O projeto Mulher & Saúde, da Radimagem, promoverá palestra gratuita sobre as armadilhas emocionais do dia a dia, com o psiquiatra Nélio Tombini, às 16h, na avenida Cristóvão Colombo, 1.691.
  • O Grupo Dimed Panvel fará coquetel de inauguração da nova sede e Centro de Distribuição em Eldorado do Sul, às 18h, na avenida Industrial Belgraf, 865.
  • Abertura da exposição Natureza Íntima, com obras de Wagner Dotto, às 19h, no Museu Julio de Castilhos, na rua Duque de Caxias, 1.205. Curadoria de Renato Rosa.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 30/04/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *