DANILO UCHA – Sobre o projeto do Solo Criado na III Perimetral

O vereador Reginaldo Pujol (DEM), autor do projeto que dá estímulos à construção civil no entorno da Terceira Perimetral, através da venda de índices construtivos, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito José Fortunati (PDT) com veto parcial, sobre o qual escrevemos sexta-feira, faz um comentário. Segundo ele, o veto compromete um de maiores objetivos do projeto, ou seja, a utilização do resultado proveniente da venda do Solo Criado na área, em projetos habitacionais de interesse social, "o que, a meu juízo, permitiria ao Demhab a realização de um grande projeto de habitação popular, com recursos próprios do município, e sem as amarras dos programas hoje existentes, altamente burocratizados e de difícil execução". O vereador quer salvar este objetivo na análise do veto pela Câmara. "No fundo explica , o que o projeto propõe são dois claros objetivos: adensar e revitalizar áreas importantes como a Terceira Perimetral e seu entorno e, também, propiciar que o desenvolvimento urbano da cidade se localize onde a infraestrutura já existente não recomenda a ociosidade de seus vazios e, de outro lado, o objetivo já amplamente confessado de ensejar o restabelecimento em Porto Alegre, de projetos de habitação popular, destinados a enfrentar o crescente e assustador déficit habitacional registrado no município e destinado a atender as camadas sociais de baixa renda que não encontram no mercado tradicional resposta para seus anseios."

Ousadia

O conselheiro de administração da Rede Plaza de Hotéis, Carlos Henrique Schmidt, anunciou que o grupo vai enfrentar 2016 com muita ousadia. Estuda novos empreendimentos em Curitiba, Gramado, Canela, Garibaldi, Ilhéus e Praia do Prado (BA), hoteleiros e residenciais, e prepara o desativado hotel Plazinha, em Porto Alegre, para nova destinação, mas também na área da hospitalidade. O Plaza Rio Grande ficará pronto em 2018.

Vinho fino

Um dos maiores especialistas em vinho brasileiro, o jornalista Rogério Dardeau estará amanhã em Porto Alegre para lançamento de seu livro Vinho fino brasileiro. Além de considerações sobre os vinhos, o livro apresenta um levantamento sobre todas as vinícolas brasileiras de qualidade.

Fechaduras

Mais de 1,1 mil fechaduras eletrônicas de alta segurança da Perto serão instaladas em bancos brasileiros. O Banpará é o mais novo cliente a adquirir o modelo HSL 5000. As fechaduras são para terminais de autoatendimento em cofres, que podem ser monitoradas remotamente pela Perto em um sistema de alta confiabilidade.

Mercado calçadista

De olho no mercado de solas, entressolas e palmilhas, que deve chegar a 30 mil toneladas neste ano, a gigante norte-americana de químicos Dow anunciou parceria com a Agile, empresa do grupo italiano PozziI, para competir no segmento. As empresas celebrarão o início do acordo durante a Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes), que acontecerá neste mês em Novo Hamburgo. O contrato prevê a comercialização de uma tecnologia para fabricação de solados de poliuretanos para calçados sociais e de segurança.

Néktar Design

A Néktar Design é uma das vencedoras da edição de 2016 do iF Design Awards na categoria comunicação, pelo projeto 365 dias para uma década. O prêmio é considerado um dos mais importantes e completos prêmios de design do mundo, reunindo anualmente os grandes destaques do setor.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Compartilhe!