DANILO UCHA – Safra das azeitonas começará em fevereiro

Guarda Velha, em Pinheiro Machado, tem o maior olival do Estado

Guarda Velha, em Pinheiro Machado, tem o maior olival do Estado

Os plantadores de oliveiras do Rio Grande do Sul mais de 70 em 30 municípios preparam-se para iniciar a colheita da safra 2016, cuja expectativa é muito boa, com frutos de alta qualidade, apesar do excesso de chuvas em alguns momentos da primavera passada. Na maior área plantada, a Fazenda Guarda Velha, em Pinheiro Machado, com mais de 400 hectares de olivais, a colheita das azeitonas de mesa começará dia 15 de fevereiro e as destinadas a azeite, dia 25. O proprietário, Luiz Eduardo Batalha, encontra-se nos Estados Unidos, onde, dia 8 de fevereiro, representará o Brasil no Dia do Azeite Extra Virgem de Oliva do guia Flos Oleil 2016, em Nova Iorque, mas virá para o período da colheita, quando receberá visitantes de todo o País, da Argentina e do Uruguai, para os quais oferecerá degustações, almoços e jantares organizados pelo Instituto de Gastronomia de Flores da Cunha, preparados pelo chefe Mauro Cingolani. Também estão sendo esperadas visitas do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo. Os números não são bem claros, mas acredita-se que a área plantada já ultrapasse 1.500 hectares que produzem 350 toneladas de azeitonas e 45 mil litros de azeite/ano.

Carnaval

O porto-alegrense está tão desacorçoado com a situação econômico-financeira do País, a situação de abandono e insegurança da cidade que nem quer saber de Carnaval. A Top Produtora, que realizaria o Baile de Carnaval da Cidade, na Sogipa, desistiu "por falta de interesse da população". "A sociedade porto-alegrense não aderiu ao baile, e não houve aquisição de ingressos em número condizente com a grandeza que um evento desse porte merece", escreveram Andressa e Luiz Henrique Gasparetto, os organizadores, justificando o cancelamento. Alguns municípios cancelaram o Carnaval de rua por economia. É o caso de Pinheiro Machado, onde o prefeito José Felipe da Feira achou melhor gastar em outras ações os R$ 70 mil que usaria nas atividades carnavalescas.

Aço

O belga Guido de Backer, casado com a brasileira Valéria Kopp, com quem mantém a empresa Matsul, especializada em sistemas de construção, principalmente em aço, em Sinimbu, aqui no Rio Grande do Sul, envia comentário sobre a atual questão do aço no Brasil, onde as siderúrgicas querem elevação da taxa sobre importação do produto e os consumidores dizem que isso aumentará o preço interno do produto. Diz que o aumento pretendido só dificultará o uso do aço no País, elevando seu preço e dos produtos que o utilizam, diminuindo o trabalho da indústria e aumentando o desemprego. O protecionismo pretendido pelas siderúrgicas só será prejudicial.

Unesul

A Unesul ampliou sua frota em 14 ônibus, totalizando 455 veículos para atender Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Entre esses carros, quatro são leitos e farão a linha Porto Alegre – Passo Fundo – Erechim, com duas viagens diárias. Os novos veículos estão equipados com Wi-Fi, carregadores USB em todas as poltronas, entre outros equipamentos. Os assentos são mais confortáveis, com melhor ergonomia, com ângulo maior de inclinação, espaçamento maior entre eles e descanso de pernas.

Táxi

O serviço de táxi em Porto Alegre é muito ruim e, em várias horas e momentos, principalmente em dias de chuva e à noite, não é fácil conseguir algum. A prefeitura e o Sindicato dos Taxistas estão prometendo medidas para disciplinar melhor o setor, garantir que os motoristas sejam honestos e não criminosos, como já se comprovou, e que não falte táxi na cidade. Dia 4 de fevereiro, no Ginásio Tesourinha, será divulgado o resultado da licitação de novas placas, inclusive das que foram apreendidas e canceladas no últimos anos, algumas das quais, ninguém sabe explicar como, voltaram a circular clandestinamente. O Sintaxi está fazendo uma campanha para que os usuários anotem o prefixo do táxi usado e, em caso de mau atendimento, avisem o sindicato e a EPTC.

Plaza

Novos gerentes na Rede Plaza de Hotéis. Dario Zuffo assumiu o Plaza Vacation Club; Evelin Lüderinghausen, o Plaza Caldas da Imperatriz; e Gisele Pazzin Barbosa, o Bahia Plaza.

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *