DANILO UCHA – Remédios aindamais caros

Ex-governador gaúcho Antonio Britto é o presidente da Interfarma

Ex-governador gaúcho Antonio Britto é o presidente da Interfarma

Os remédios, que já são caros no Brasil, onde têm a maior carga tributária do mundo, segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), entidade que reúne 55 empresas do setor, terão preços aumentados ao longo deste ano. Doze estados, entre eles o Rio Grande do Sul, aumentaram as alíquotas do Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS) incidentes sobre medicamentos. No Estado, a alíquota passou de 17% para 18%. Hoje, 34% do preço dos produtos é tributo. Com o novo aumento, haverá prejuízos para o consumidor, que pagará mais caro, e para a indústria, que perderá mercado, além de já estar arcando com custos maiores, diante do aumento do dólar e da energia elétrica, segundo Antônio Britto, ex-governador gaúcho e presidente da Interfarma.

Recorde

A MRV Engenharia, a maior incorporadora de imóveis do País, comemora o lançamento de 300 mil unidades habitacionais, um recorde. Já proporcionou moradia para mais de 1 milhão de pessoas que ganham entre 3 e 10 salários-mínimos, espalhadas em 133 municípios. "Até o final de 2016, um em cada 250 brasileiros estará morando num imóvel construído pela empresa", garante o presidente, Eduardo Fisher.

Contra fraudes

Depois de seis anos de espera, o Lanagro-RS conseguiu que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio adquirisse e lhe mandasse um Espectômetro de Massa de Razão Isotóica para o laboratório de análises de bebidas e vinagres. Agora, vai ser possível analisar sucos e bebidas à base de frutas – sucos, néctares e refrigerantes – e identificar as fraudes, que são muitas.

Uva

Viticultores gaúchos estiveram, ontem, com o ministro interino da Agricultura, André Nassar, em Brasilia, discutindo a questão do seguro agrícola dos parreirais. Demonstraram preocupação com a capacidade de pagamento das apólices por parte dos agricultores gaúchos, uma vez que a atual safra sofreu grandes perdas devido a excesso de chuva, granizo e geada.

Fenin

Com cerca de 1,5 mil marcas e milhares de lojistas e visitantes, começou e feira Fenin Outono-Inverno, em Gramado. Depois de dois anos, voltou a ser feita no Serra Park.

Oi

A telefônica Oi também está em fase de enxugamento. Inicia 2016 com mudança estratégica na sua estrutura organizacional, com um rigoroso corte de custos. Foi criada uma nova área – Estratégia e Transformação do Negócio -, que terá entre os projetos prioritários a digitalização de todos os processos da companhia, iniciativa inédita entre as empresas de telecom no País.

Turismo

Os brasileiros continuam visitando o Uruguai, embora percam para os argentinos em número de turistas no vizinho país. A ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, informou que, em 2015, o melhor ano de turismo para o país, 429.098 brasileiros (14,5% do total) visitaram-no. Os argentinos foram 1.706.389 (57%), sendo 226.424 mais do que em 2014.

Eventos

Roberto Snel assumiu a presidência executiva do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau. Eduardo Oltramari e Maurício Macedo foram reconduzidos à presidência e vice-presidência do Conselho Curador. Os vices executivos são André Chaves Barcellos, Fernando Kanbara e Sílvia Rachewsky Lemos. Norton Luiz Lenhart, um dos fundadores da entidade, que tem 18 anos, foi homenageado. A entidade capta eventos para a região, ajuda a gerar ocupação da rede hoteleira e a incrementar o setor de serviços, como restaurantes e transporte.

Espumantes

A agência Escala lançou nova campanha publicitária dos espumantes brasileiros para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Com a chamada Experimente o melhor do verão, o espumante está sendo levado às praias do Litoral gaúcho.

EDUARDO SEIDL

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *