DANILO UCHA: Preço da carne no Brasil bate recordes e irá às nuvens

Preço da carne no Brasil bate recordes e irá às nuvens

MARCO QUINTANA/JC

Gado valorizado significa carne mais cara para o consumidor

Gado valorizado significa carne mais cara para o consumidor

O preço da carne vem batendo recordes no Brasil e no mundo e a tendência é de que continue aumentando. Em São Paulo, onde os terneiros estão valendo 27,3% mais do que em 2013, os frigoríficos já encontram dificuldade para comprar gado. No Rio Grande do Sul, o aumento médio do preço do terneiro foi de 12% em relação ao ano passado e a oferta pode ser considerada boa, segundo Francisco Schardong, vice-presidente da Farsul. No caso brasileiro, os principais elementos de sustentação do preço são o aumento do consumo interno; as compras da Rússia, que suspendeu importações da União Europeia, Estados Unidos e Austrália em represália às sanções por causa da Ucrânia; e a China, que voltou a comprar depois do caso da vaca louca no Paraná em 2012. A oferta mundial diminuirá, porque a Austrália enfrenta grande seca e as conseqüências de abate exagerado de fêmeas em 2013, e porque os Estados Unidos diminuíram seus confinamentos. Ruy Gessinger, advogado e ex-desembargador, que tem fazenda em Unistalda, diz, na internet, que “o preço do boi irá às nuvens”. O aumento do consumo brasileiro de carne se deve à maior circulação de dinheiro entre as classes mais carentes, que substituíram o arroz e feijão (as vendas caíram muito) pela carne.

Venda de imóveis

A taxa de velocidade de vendas (relação das vendas sobre as ofertas) de imóveis novos em Porto Alegre foi de 9,66% em agosto, superior à registrada em julho, quando atingiu 6,44%. Informação da Pesquisa do Mercado Imobiliário da Capital, elaborada mensalmente pelo Sinduscon-RS. Em relação a agosto de 2013, houve decréscimo, pois a taxa foi de 12,74%. A taxa média 12 meses em agosto de 2014 atingiu a 8,17%, resultado levemente superior aos 12 meses fechados em agosto de 2013, quando foi de 8,13%. Agora em agosto, não houve novos lançamentos imobiliários em Porto Alegre. Nos últimos 12 meses (agosto/2013 a julho/2014), o acumulado de lançamentos é de 3.673 unidades, decréscimo de 21,51% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Hospital da Criança

Dez mulheres de destaque da sociedade porto-alegrense aceitaram sugestão do médico cardiologista Fernando Lucchese, diretor no Complexo Hospitalar Santa Casa, e criaram o grupo Voluntárias pela Vida para arrecadar fundos destinados à constituição da nova UTI pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio. A primeira ação será um jantar-baile, dia 7 de novembro, na casa NTX. Antes mesmo da festa, já arrecadaram R$ 1,35 milhão com doações de João Ricardo Vontobel, Nora Teixeira, Alexandre Grendene, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Pompéia, Oleoplan, Tintas Renner, Medabil, SLC e Marcopolo. A venda dos convites deverá render R$ 1 milhão e mais dinheiro virá do leilão de obras de arte doadas por artistas gaúchos.

Carga tributária

O Grupo Hoteleiro Habitasul contratou o escritório Koch Advogados para tentar diminuir o peso da carga tributária. O escritório, focado no mercado corporativo, alerta para a possibilidade de as empresas recuperarem tributos, uma vez que há exigências que contrariam a Constituição.

Governo grátis

“A crença de que um governo grátis, onde é possível distribuir vantagens e ganhos para todos, sem custos para ninguém, mascara o baixo crescimento e sufoca a capacidade de investimentos.” A tese é do economista Paulo Rabello de Castro, que virá a Porto Alegre, dia 21, lançar o livro O Mito do Governo Grátis, às 19h, na livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, à convite do Grupo Lide Sul. Castro analisou 13 países que adotaram o regime e concluiu que sete quebraram o conceito depois de passar por um choque de conscientização, decorrente de crise econômica.

Mamma Mia

A rede de restaurantes Mamma Mia vai inaugurar duas unidades em Porto Alegre, ambas no BarraShoppingSul. Em novembro, abrirá o Mamma Mia Expresso. No início de 2015, abrirá o Galeto Mamma Mia, no sistema tradicional de atendimento.

O Dia

  • O Hospital Moinhos de Vento oferecerá ao corpo clínico café da manhã, sexta-feira, com apfelstrudel, comemoração ao Dia do Médico, que será no sábado.
  • Em Passo Fundo, sexta-feira, às 8h, encontro sobre criação de terneiras, da Sprayfo, com a Resolpec, no Maita Palace Hotel.
  • Defensoria Pública da União em Porto Alegre abre  inscrições para Exame de Admissão ao Estágio Forense, pelo email rh.rs@dpu.gov.br
  • A Associação Brasileira de Franquias-RS realizará, sexta-feira, às 9h, o 2º Fórum de Franqueadores, na CDL-Porto Alegre.
  • Acontece o 2º Encontro da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, sexta-feira e sábado, no hotel Master Palace, em Gramado.
  • Audiência pública do MPT debaterá, sexta-feira, em Nova Prata, segurança na construção civil e nas olarias. Às 14h30min, na Comunidade São Judas Tadeu, na RSC 470, km 161.
  • Congresso Uma nova pedagogia para a sociedade futura, sexta-feira, na Antonio Meneghetti Faculdade.
  • Sexta-feira, às 19h, coquetel do Sindicato Rural de Alegrete, na 72ª Exposição Agropecuária.
  • Pedro, Tiago, Ricardo e Cristina Ely, da Rotta Ely, oferecerão coquetel, sábado, às 17h, no 8º Salão do Imóvel para apresentação da nova marca — em comemoração aos 10 anos da empresa.
  • Para estimular pais e filhos a buscarem reeducação alimentar, a Leve, coordenada pela nutricionista Flavia Felippe, fará gincana, às 10h, no Parcão.
  • Sábado, o 40º Leilão da Cabanha Santa Maria, às 20h, em São Gabriel, com Angus, Devon e cavalos crioulos.
  • Posse da nova diretoria da Associação Médica-RS, sábado, às 20h, no Teatro Amrigs. Presidente é Alfredo Floro Cantalice Neto.
  • O presidente da FCDL-RS, Vitor Koch, liderará missão gaúcha na SIAL, feira mundial de alimentação, até dia 23, no Parc des Expositions, Paris.
  • Domingo, no hotel Laje de Pedra, em Canela, a 10ª edição da Festa Nacional da Música. Até dia 23.
  • A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre completará 211 anos neste domingo, 19 de outubro.

 

Fonte: Jornal do Comércio | Patrícia Comunello

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 17/10/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.