DANILO UCHA – Polêmica sobre o salmão

A cor alaranjada do peixe criado em cativeiro é resultado de corante

A cor alaranjada do peixe criado em cativeiro é resultado de corante

O salmão criado em cativeiro, que é o que normalmente se encontra no mercado, pois o de águas profundas e natural é raro e caro, voltou às manchetes, com a declaração do chefe de cozinha francês Christophe Krywonis de que ele "é cinco vezes mais tóxico que um lanche de qualquer cadeia de comida rápida". Esta é uma polêmica que se arrasta há vários anos, desde que os chilenos inundaram o mercado com salmão criado em tanques instalados no mar e passaram a ser acusados de alimentá-los com "pesticidas para frutas", antibióticos e colorantes, para garantir-lhes a cor alaranjada que tanto atrai. É óbvio que os produtores negam tudo disso, mas a polêmica nasceu, cresceu e ultrapassou as frigideiras: a Corte de Apelação de Santiago do Chile ordenou a 50 criadores de salmão divulgar a quantidade e tipos de antibióticos usados entre 2009 e 2013. O tribunal quer esclarecer se a resistência bacteriana dos antibióticos aplicados nos salmões se transfere ou não aos seres humanos e sua influência no meio ambiente.

Busão

Um ônibus de 28 metros de comprimento, que transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com quatro ocupantes, foi apresentado pela Scania em São Paulo. É um biarticulado destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit). Em Porto Alegre, falou-se muito em BRT, mas até hoje não existe: os corredores não estão prontos, não tem estações nem os ônibus. Sem esses três elementos especialmente projetados, o sistema BRT não funciona.

Predomínio

Alfredo Southall, da cabanha Vacacaí, em São Gabriel, dominou as pistas da expofeira local. Obteve o Grande Campeão Hereford, com Xerox Guaiacus, Grande Campeão Aberdeen Angus, Grande Campeã Red Angus, Grande Campeão Braford, com Dinamite, e Grande Campeã Braford, com Pintaguara. Benedito Franco, da Cabanha Santa Maria, obteve o Grande Campeão Devon com Benedictus Robusto, e Grande Campeã Devon, com Benedictus Princesa. A 81ª Exposição Feira de São Gabriel faturou R$ 3,5 milhões, só nos remates, para satisfação do presidente Tarso Teixeira.

RGE

A RGE, distribuidora da CPFL Energia que atende a 1,4 milhão de clientes no Rio Grande do Sul, tem novo presidente. Roberto Sartori, gerente de Serviços de Rede Leste, acumulou interinamente a presidência. Ricardo Siufi deixou o cargo por motivos pessoais.

Capítulo vergonhoso

"Trata-se de mais um capítulo vergonhoso na história de traição e desapreço pelas classes trabalhadoras que vem sendo escrito com afinco pelo governo brasileiro, em sucessivas gestões." A afirmação é do presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), o gaúcho Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, ao comentar a votação favorável ao relatório apresentado pelo deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO), na Comissão Mista do Congresso, encarregada de deliberar sobre a Medida Provisória nº 680. Entre outras coisas, a MP dispõe sobre a redução da jornada de trabalho, com a consequente redução salarial, tendo como justificativa a manutenção de postos de trabalho na atual crise econômica nacional.

As comportas

Segunda-feira, dia 13, não foi a primeira vez que a prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas do Muro da Mauá para prevenir inundação do Centro da cidade, como informou o prefeito José Fortunati. Em 1984, numa madrugada, o então prefeito João Dib mandou fechar as 14 comportas, pelo mesmo motivo. Uma curiosidade: o muro tem três metros acima do solo e três metros para baixo da terra. É uma fortaleza, com estacas para suportar uma rodovia elevada, que ligaria a atual Avenida da Legalidade com a avenida Beira-Rio, depois da Usina do Gasômetro, e que, até hoje, nenhum prefeito se animou a construir.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *