DANILO UCHA | Nova taxa sobre aço importado aumentará preços

Nova taxa sobre aço importado aumentará preços

MARCOS NAGELSTEIN/JC

O aço é fundamental para quase toda a indústria nacional

O aço é fundamental para quase toda a indústria nacional

Os brasileiros, que entraram em 2016 sob uma avalanche de aumentos, do combustível e energia elétrica aos impostos, terão que enfrentar mais um, que atingirá setores importantes da economia. As comissões ministeriais designadas para estudar um aumento da taxa de importação de aço concluíram seu trabalho e vão encaminhá-lo à presidente da República, Dilma Rousseff, para que tome a decisão final. O valor da nova taxa ainda não foi divulgado, mas, certamente, representará aumento do preço do aço, pois as siderúrgicas nacionais querem taxar mais o importado, porque está chegando mais barato ao País do que o produzido aqui. Num momento de grande desemprego, as usinas têm um argumento forte para levar a presidente a assinar uma nova taxa: encarecendo o aço importado, aumentará a demanda pelo produto nacional e as siderúrgicas empregarão mais pessoas. E aumentarão, ainda mais, o preço de seu produto…

Angus

Os criadores de gado Angus pretendem manter, em 2016, os índices de crescimento registrados nos últimos anos. O gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, acredita que se mantenha a taxa de expansão média de 20% no número de cabeças abatidas. Em 2015, foram abatidas 400 mil cabeças nos oito estados onde o programa existe. O objetivo é aumentar as exportações de cortes de alta qualidade para países que pagam mais pela carne. Os ganhos no mercado externo devem aquecer a demanda de animais na próxima temporada de remates, segundo José Roberto Pires Weber, presidente da Associação Brasileira de Angus.

CUB

O Sinduscon-RS divulgou, ontem, os valores que formam o custo unitário básico (CUB) por metro quadrado de construção de dezembro de 2015. Os materiais que mais subiram foram fechadura para porta interna, em ferro, acabamento cromado (21,48%) e esquadria de correr tamanho 2 x 1,40m, em alumínio (20,16%). Os que mais diminuíram, foram vidro liso transparete 4mm (3,58%) e brita 2 (1,68%).

Dia de campo

Está marcado para 28 de janeiro o dia de campo regional promovido pela Coordenadoria Regional Zona Sul do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) no município de Jaguarão. O evento, com o tema Inovação e Tecnologia para Mais Renda no Campo, ocorrerá no Grupo Quero-Quero e na Fazenda São João. "A programação contempla a demonstração de práticas de manejo em arroz e soja em rotação que visam aprimorar a condução dessas lavouras, propiciando assim mais renda e produtividade e tornando a lavoura cada vez mais sustentável", informa o coordenador regional André Barros Matos.

Supercampo

Entre os dias 18 e 23 de janeiro, a Estação Experimental da Isla Sementes, em Viamão, receberá visitantes de todo o País para conhecer a diversidade de produtos cultivados e como eles se adaptam às diferentes regiões. A estação tem 30 mil m2 de área cultivada, mais de 40 espécies, mais de 120 cultivares híbridos e 40 outros de alto desempenho.

Oi

A companhia telefônica Oi deixou centenas de usuários sem internet ontem de manhã no bairro Cidade Baixa, sem maiores explicações. As reclamações se estenderam ao atendimento da empresa, com espera superior a 45 minutos no telefone, sem que o reclamante conseguisse algum resultado, pois a ligação acabava caindo. Um usuário disse que a gravação do atendimento era tão rápida que não dava nem para anotar o número do protocolo que a voz informava.

Innova muda

O executivo Flávio Barbosa, que teve seu nome por anos relacionado com a petroquímica Innova, já não faz mais parte da direção da empresa do grupo Videolar. Conforme a comunicação da companhia, "as reestruturações de organograma atendem à dinâmica interna da Videolar-Innova e, nesse momento, não há detalhes a apresentar, senão a notícia de que estamos trabalhando forte e com o ânimo de sempre". Localizada no Polo Petroquímico de Triunfo, a Innova fabrica o estireno (matéria-prima para outras resinas) e o poliestireno (feito a partir do estireno e utilizado em produtos de linha branca, embalagens e descartáveis).

Turismo

A Plinc Turismo, empresa de Gramado, comemora bons resultados em 2015 e projeta expansão em 2016. Com parceria da maior On Travel Agency do Brasil, o site de viagens Hotel Urbano, no ano passado, viajaram com a operadora cerca de 30 mil passageiros, o que representou acréscimo de 60% comparado com 2014, segundo Eduardo Prestes, diretor da empresa, que espera manter este crescimento neste ano.

Custo no varejo

O varejo brasileiro já está prevendo um ano de 2016 muito difícil, em consequência, principalmente, do aumento dos impostos, que se refletirá nas mercadorias e dificultará ainda mais as vendas. O presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer, calcula que o aumento do ICMS sobre produtos e serviços repercutirá entre 2% e 3% no preço dos itens comercializados pelo varejo. O setor recebeu o aumento do salário-mínimo como um "alento mínimo para o varejo", segundo a AGV.

O Dia

  • O publicitário Alan Spector assumiu como diretor da marca norte-americana SkinCeuticals no Brasil, que compõe a Divisão Cosméticos Ativa da L’Oreal.
  • O Plaza Itapema Resort & SPA, hotel da rede gaúcha Plaza em Santa Catarina, continuará, em janeiro, a comemoração de seus 43 anos.
  • As Lojas Benoit estão comemorando 45 anos de atividades em janeiro.
  • A Ulbra está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação na modalidade de educação a distância (EaD). Para os cursos de pós-graduação em nível de especialização, as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro, no siteulbra.br/posead.

Fonte: Jornal do Comércio |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *