DANILO UCHA – Normatização do design

Alexandre Müssnich, da Planobase Lubianca

Alexandre Müssnich, da Planobase Lubianca

A Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design, designada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Sebrae para organizar o mercado de design e padronizar os serviços, suas entregas e expectativas dos clientes, concluiu sua primeira norma, a que trata da Terminologia. A informação é do arquiteto e designer Alexandre Guedes Müssnich, membro da comissão, explicando que, agora, o decidido será publicado no site da ABNT e em documentos para ficar em consulta pública. Durante 60 dias, qualquer pessoa interessada poderá comentar, criticar ou manifestar-se contra qualquer das propostas feitas por instituições de ensino, entidades, empresários e profissionais do design. A segunda norma será boas práticas na prestação dos serviços. A normatização é fundamental para o desenvolvimento do setor e ainda tem muitas etapas a cumprir. O design, segundo a ABNT, é atividade intelectual, técnica, criativa de concepção, planejamento e projeto, focada no usuário, que visa à produção de uma identidade e um sistema integrado de produto, serviço, comunicação ou ambiente para organizações.

Patente

O escritório de advocacia Guerra IP foi classificado como um dos cinco melhores do Brasil na área de Patentes no respeitado ranking IP Stars publicado pela Managing Intelectual Property. O crescimento começou com a chegada do sócio Flavio Leonardos.

Dana

A Dana Holding Corporation, de Gravataí, produtora de eixos diferenciais, eixos cardan, transmissões fora de estrada e vedações tem novo diretor de vendas para o mercado de reposição no Brasil. Assumiu Carlos Dourado.

Soja

Os participantes do Fórum Nacional da Soja, promovido pela Fecoagro-RS, CCGL e Cotrijal, na Expodireto, em Não-Me-Toque, comemoraram que o fortalecimento do dólar vai reaquecer os preços da soja no mercado mundial. Bom por um lado, para os agricultores; ruim por outro, para os consumidores, pois vai aumentar o preço do óleo de soja usado na cozinha.

Funcional

Estão na moda os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além de alimentar, fazem bem à saúde. A Chocolife www.chocolife.com.br lançou para esta Páscoa o que chama de primeiro chocolate funcional do Brasil. É o chocolate Senses, 71% cacau, adoçado com stévia e mais fibras prebióticas, segundo a gaúcha Virginia de Avila Dias, CEO da Chocolife.

Homenagem

O vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, recebeu na Expodireto, em Não-Me-Toque, o troféu Semente de Ouro. Ele tem um grande trabalho, tanto no Estado quanto na União, em defesa da agricultura brasileira.

Grãos

Levantamento divulgado, ontem, pelo superintendente regional da Conab em Porto Alegre, Glauto Lisboa Melo Júnior, indica que a produção gaúcha de grãos está prevista em 31,2 milhões de toneladas (neste momento), 1,1% menos do que no mesmo período de 2014/2015, quando foi de 31,6 milhões de toneladas. Arroz, trigo e feijão foram as culturas que diminuíram.

Cenário ruim

Confirmando, de certa forma, o que escrevemos, ontem, em nossa análise de conjuntura, em sua nova pesquisa macroeconômica, assinada pelo economista Ilan Goldfajn, o banco Itaú diz que a recessão vai se aprofundar. Em certo trecho, afirma: "Projetamos queda de 4,0% do PIB em 2016. Em 2017, esperamos leve alta de 0,3%. No mercado de trabalho, a taxa de desemprego deve continuar subindo, alcançando 13% no fim deste ano, e 13,4% em 2017".

Gboex

O Gboex firmou parceria com o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul Fundação Universitária de Cardiologia para atendimento de seus associados com 10% de desconto. A rede de convênios já tem mais de 5 mil opções de produtos e serviços no Brasil à disposição dos associados.

Sinduscon Premium

O Sinduscon-RS abriu as inscrições para o Sinduscon Premium, que destaca o desempenho das empresas da construção civil gaúcha. As empresas do Litoral Norte podem se inscrever até 6 de abril; as de todo o Estado até 11 de abril. No site www.sinduscon-rs.com.br está o regulamento.

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Compartilhe!