DANILO UCHA – Movimento contra a CPMF

Apesar das posições contrárias de várias entidades empresariais, sociais e políticas e do anúncio da oposição de que não votará o projeto no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff mantém a decisão de propor a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), imposto criado, originalmente, para ajudar a financiar a saúde e que foi extinto há oito anos, pelo próprio Congresso, porque era mais uma carga tributária e não atingiu seu objetivo. Com sua recriação, o governo espera arrecadar R$ 32 bilhões em 2016, usando-os para equilibrar as contas públicas, especialmente as da Previdência Social. A Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) é uma das entidades contrárias à recriação do imposto, que seria de 0,2% sobre todas as transações bancárias de pessoas físicas e empresas, e manifesta sua posição em grande faixa que ocupa toda a altura do seu prédio-sede, na avenida Alberto Bins, em Porto Alegre.

Colheita dos Chefes

O evento Colheita dos Chefes de Cozinha, da Isla Sementes, neste ano, será dia 25, na Estação Experimental de Itapuã, em Viamão. Participarão os cozinheiros Jimmy McManis e Izabel Alvares, que conhecerão os canteiros de cultivo, colherão hortaliças e temperos e prepararão pratos com alguns dos mais de 20 espécies e cultivares da empresa.

Sindigêneros-RS

O presidente do Sindigêneros-RS, João Micelli Vieira, foi reeleito para coordenar a Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios, 7ª Câmara da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A câmara, cuja atuação tem abrangência nacional, completou um ano em agosto de 2015 e foi criada para representar o segmento na CNC, buscando uni-lo e fortalecê-lo, discutindo os temas de interesse e defendendo a categoria econômica nas esferas política e econômica, independentemente do porte das empresas.

Litoral

Donos de bares e restaurantes do Litoral Norte gaúcho estão relativamente satisfeitos com o movimento em seus estabelecimentos, neste verão de 2016, mas lamentam os aumentos de custos, que se refletem na diminuição das margens de lucro e espantam clientes pelos altos preços dos produtos. Aumentaram aluguéis, insumos, tributos e mão de obra.

Canela

O já funcionário da prefeitura de Canela Moisés de Souza assumiu a Secretaria de Turismo do município. Substituiu Leandro de Oliveira, que solicitou dispensa para tratar de assuntos profissionais.

Compre bem

Em tempo de liquidações no comércio – a temporada começou mais cedo este ano – a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre divulgou alguns conselhos aos consumidores, visando aumentar as vendas, diminuindo possíveis problemas e reclamações. Victor Sant’Ana, economista da CDL, elenca: saia sem pressa de casa, com tempo para olhar com calma todas as lojas; é o momento certo para investir naquele seu objeto de consumo, faça uma busca nas lojas, compare preços e realize o sonho; aproveite a época de ofertas e antecipe as compras de alguns presentes; fique atento e lembre-se que, na maioria dos casos, os artigos em promoção não poderão ser trocados; confira no armário quais são as roupas que você tem e busque nas liquidações peças que combinem com elas; não se apresse: escolha, experimente, avalie; em tempos de calor, saia com roupas e sapatos confortáveis para poder caminhar bastante em busca das melhores ofertas.

Celulares Oi

A telefônica Oi iniciou programa de compra de aparelhos usados para fomentar a troca por um novo smartphone. Aparelhos usados valem até R$ 1,6 mil na troca por um smartphone zerinho.

Rio Grande

Depois de ler nossa nota de ontem sobre a retomada do Distrito Industrial do Rio Grande (Dirg), o secretário Fábio Branco, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, confirmou o compromisso do Estado de atuar efetivamente na promoção do crescimento das empresas gaúchas garantindo-lhes condições para se instalar aqui. O Dirg, ao contrário do que informamos, tem 2,5 mil hectares (500 hectares era a ZPE), e os lotes estão sendo comercializados para quem quer se instalar na área retroportuária. Lucídio Valoni Ávila, que cuida dos programas especiais da secretaria, informou que o órgão continua com os distritos industriais de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada-Viamão, zona mista de Guaíba e os futuros distritos de Pelotas e de Cachoeira do Sul. O Distrito Industrial de Santa Maria teve sua área e administração repassadas à prefeitura municipal de Santa Maria.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *